Coronavírus

Empresa cria caixa de desinfecção por radiação UVC que mata vírus em objetos e alimentos

Equipamento pode ser usado em casa, condomínios, lojas e até hospitais

18.306


Foto: Luxion, Divulgação/

A pandemia do novo coronavírus vem gerando novas necessidades para combater a propagação da doença, o que motiva a criação de novos produtos. Um deles foi desenvolvido pela empresa Luxion Iluminação, de Caxias do Sul, e trata-se de uma caixa para desinfecção de alimentos, sacolas, roupas, calçados e objetos dos mais variados, que utiliza a luz ultravioleta (UVC). Segundo o dono da empresa, Celso Tissot, a luz UVC é largamente utilizada na indústria farmacêutica, de alimentos e de saúde, sendo um agente que promove a desativação de vírus (inclusive o Covid-19, segundo pesquisa da Boston University) e a eliminação bactérias e fungos. A novidade é que a Luxion adaptou essa tecnologia para que possa ser utilizada em casa, na entrada de condomínios, empresas e até hospitais, para oferecer segurança aos usuários. O box conta com temporizador e interruptor de segurança, para impedir a exposição de pessoas à luz UVC.

Segundo Tissot, a caixa de desinfecção pode ser usada para higienizar calçados, bolsas, embalagens e sacos de supermercado para eliminar bactérias e vírus, além de brinquedos, celulares, tablets, carteiras, chaves, frutas e carnes. Ele lembra que as frutas terão uma durabilidade duas a três vezes maior na geladeira após passar pela desinfecção na caixa com UVC.

VÍDEO: Idosa de 102 anos vence da Covid-19 e recebe alta em Cruz Alta

Para cada tipo de objeto, há um tempo necessário. Para roupas, sapatos e carteiras, são necessários 25 segundos de exposição à luz UVC. Para celulares, tabletes, carteiras, chaves, sacolas de mercados, pacotes do correio e sacolas de tele-entrega, são 30 segundos. No caso frutas, carnes e pães, o tempo sobe para 6 minutos. O preço do equipamento é de R$ 1.890.

- Os usos podem ser os mais variados. Já tive pedidos de gente que quer fazer um armário na garagem com luz UVC, para deixar as roupas e objetos ali e não contaminar a casa. Minha esposa trabalha na farmácia de um hospital, e o equipamento pode ser usado para desinfectar medicamentos que vão para os pacientes ou aqueles que não são usados e precisam voltar para o estoque da farmácia - comenta.

Com a expertise de quem já desenvolveu sistemas inovadores para provadores de lojas como a Calvin Klein Flagship e assinou a iluminação da Ala de Hemodiálise do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, a empresa caxiense agora busca inovações que pode ajudar empresas e as pessoas em casa.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190