distanciamento controlado

Em mapa definitivo, região de Cruz Alta segue em bandeira vermelha

Quatro regiões permaneceram com esta classificação. Resultado do pedido de cogestão da região de Santa Maria deve ser divulgado nesta segunda

18.398

Foto: divulgação

O governo estadual divulgou, nesta segunda-feira, o mapa definitivo da 20ª rodada do Distanciamento Controlado. A Região de Cruz Alta, previamente classificada com a bandeira vermelha teve recurso indeferido e permanece com a classificação por mais uma semana.

Prefeito de Santa Maria testa positivo para Covid-19

Ao todo, são quatro regiões na bandeira vermelha. Além de Cruz Alta, estão com a classificação as regiões de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Santo Ângelo. Todas elas adotam protocolos próprios a partir do modelo de cogestão.

A região de Santa Maria nem solicitou recurso, já que foi previamente classificada com a bandeira laranja. Entretanto, ela entrou com pedido para a cogestão, ainda no último sábado - se aprovado pelo Estado, isso permite que a região possa elaborar protocolo próprio, menos restritivo do que a bandeira estabelece. O resultado do pedido deve ser divulgado nesta segunda. 

Sobe para cinco o número de casos de Covid-19 entre moradores da Casa do Estudante

REGRA 0-0
Depois da análise de recursos, o Estado ficou com 58 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 31,8% da população gaúcha. Desse total, 19 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento - equivalente 0,9% da população gaúcha. 

As prefeituras dessas cidades podem, portanto, adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, por meio de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

Na região de Cruz Alta, são seis os municípios que podem adotar medidas de bandeira laranja:

  • Boa Vista do Cadeado
  • Boa Vista do Incra
  • Jacuizinho
  • Quinze de Novembro
  • Saldanha Marinho
  • Tupanciretã

Após casos positivos, Delegacia da Mulher restringe atendimentos em Santa Maria

RETOMADA DAS AULAS
O calendário do governo estadual definiu que as aulas da Educação Infantil puderam ser retomadas no dia 8 de setembro. A partir desta segunda, fica permitida a retomada de atividades presenciais no Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico. Essa liberação não engloba a rede estadual de ensino, cuja previsão de retorno é dia 13 de outubro.

A coleta de informações da cada região é escalonada. Nesta semana, serão analisadas as regiões de Uruguaiana, Capão da Canoa, Taquara, Canoas, Guaíba, Ijuí, Santa Rosa, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. As regiões que puderam reabrir as escolas e foram classificadas em bandeira vermelha nesta rodada perdem essa prerrogativa e também não poderão retomar atividades presenciais de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico.

Segundo o Estado, caso prefeitos dos municípios entendam que não há condições para reabrir escolas, elas podem seguir fechadas. Pais e instituições de ensino também têm autonomia para manter as crianças em casa ou para deixar as escolas fechadas.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190