guerreira

Eliminação de Maria Portela gera revolta com arbitragem e mensagens de apoio para judoca

Lutadora foi eliminada nas oitavas de final das Olimpíadas após decisão polêmica do juiz

18.398

A derrota da judoca Maria Portela nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos repercutiu pelo Brasil. O sentimento geral é de indignação com a punição recebida pela castilhense radicada em Santa Maria durante o "golden score" da luta contra a russa Madina Taimazova. Com a punição por falta de combatividade, Portela perdeu a luta e foi eliminada. Foi a disputa mais longa da Olimpíada de Tóquio até agora, com mais de 14 minutos de duração no total.

'A injustiça torna a derrota ainda mais difícil', afirma primeira treinadora de Maria Portela

Exausta após a luta, Maria Portela caiu em prantos. Em entrevista ao SporTV, não conseguiu controlar a emoção:

- Eu queria muito vencer, eu treinei muito e estava me sentindo muito preparada. Ainda não acredito que isso aconteceu. Eu quase joguei ela algumas vezes mas não deu, faltou um pouquinho mais. Queria agradecer a todos que acreditaram em mim, desculpa - lamentou.

Logo após a luta, diversas personalidades, ex-atletas e políticos se manifestaram nas redes sociais em apoio à judoca. Um deles foi o governador Eduardo Leite (PSDB).

Judocas consagrados no esporte brasileiro também demonstraram indignação.

Até mesmo alguns famosos, sem ligação com o esporte, lamentaram a derrota de Portela.

LEITORES DO DIÁRIO SE MANIFESTAM

No Facebook, leitores do Diário manifestaram apoio a Maria Portela nos comentários das publicações sobre a luta. Veja alguns comentários:

Paulo Nunes
"A Portela foi uma guerreira, lutou muito melhor que a adversária."

Maglene Carvalho
"
Que judiaria! Lutou bravamente. Para mim é campeã. Não concordo com o resultado"

Thiago Massena
"
Ela não foi eliminada, simplesmente a arbitragem não marcou a pontuação que ela fez, o que daria a vitória a ela no tempo extra. Até quem não entende de Judô pode ver o lance polêmico e opinar que vai concordar comigo. Roubaram o sonho olímpico de uma atleta que treinou a vida toda por essa medalha"

As manifestações de apoio também chegaram pelo Instagram do jornal. Confira:

@carla21_21
Merece todo o nosso respeito e admiração.. Foi honrável!!! Parabéns pela garra de sempre @mariaportela

@meropeortiz
É uma guerreira. Está de parabéns. Injusta decisão. Obrigada por nos representar.

@marciasegarra
Realmente ela foi demais. Merece nossos aplausos e chorei junto com ela. Ela foi muito guerreira! Também achei injusta a decisão dos juízes.

@luiz_henrique_portela , irmão da judoca
Reportagem que ilustra o sentimento de todos nós, realmente ficou aquele gostinho de que poderia ter sido diferente!! Mas nada disto diminuí ou ofusca a trajetória de uma guerreira, uma mulher empoderada e batalhadora, que se entregou e dedicou a vida a um esporte e hoje se entregou e lutou até o fim! @mariaportela está mais uma vez de parabéns por representar seu país, seu Estado e seu município. É muito gratificante ser honrado por ter tanta representatividade. És uma campeã para sua família e amigos. Ela merece nosso aconchego! Obrigado @diariosm pelo acolhimento, esperamos uma boa receptividade da cidade ao reencontrar uma atleta olímpica tão dedicada e responsável com seu esporte, sem dúvidas deixou seu legado. Meu muito obrigado Maninha a Raçudinha dos pampas.

PORTELA NAS OLIMPÍADAS

Maria Portela nasceu em Júlio de Castilhos e, aos 8 anos, mudou-se com a família para Santa Maria. Depois de poucos meses na cidade, conheceu o judô por meio do projeto social Mãos Dadas. Atualmente, Maria é a melhor brasileira em sua categoria, a de 70 quilos, e a 10ª do ranking mundial.

É a terceira e última participação da judoca de 33 anos nas Olimpíadas. Em 2012, em Londres, foi eliminada em sua primeira luta pela colombiana Yuri Alvear, medalhista de bronze naquela ocasião. No Rio de Janeiro, em 2016, venceu a primeira luta, mas caiu nas oitavas de final.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190