prevenção

Dupla de amigas disponibiliza máscaras em parada de ônibus de Santa Maria

Giovana e Cristiane penduraram as peças em um varal na Rua dos Andradas para a população se proteger da Covid-19

18.303

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Quem passou pela parada de ônibus da Rua dos Andradas, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Floriano Peixoto, na quarta-feira, se deparou com uma iniciativa inédita na cidade: máscaras de proteção facial, cujo uso tem sido recomendado para o enfrentamento da Covid-19, estavam disponíveis para doação em um varal. Um cartaz indicava as instruções: "Se precisa, pega. Se sabe que alguém precisa, leva". A ideia partiu da trabalhadora autônoma Giovana Betega, 52 anos, que mora em frente ao ponto de ônibus, com a ajuda da dona de casa Cristiane Rozado, 45 anos.

- Eu sempre observava da minha janela que havia várias pessoas sem máscara. Eu tinha um monte de tecido em casa, então decidi convidar a minha amiga, que tem máquina de costura, para fazer máscaras e deixar ali para quem precisa - conta Giovana.

Amigas há 23 anos, elas também são vizinhas. Cristiane chegou a ficar alguns dias em Itaara, mas o marido voltou a trabalhar e a família retornou à Santa Maria há alguns dias.

- Lá em Itaara eu ficava pensando que estava parada podendo fazer algo para ajudar alguém. Quando voltei, a Giovana veio com essa proposta e fechou com o que eu estava pensando - conta Cristiane.

Acolhimento de moradores de rua no CDM é encerrado após seis semanas

A "linha de produção" é bem dividida. Giovana compra os materiais, como linha e elástico, faz o corte do tecido, as dobras e friso com ferro de passar. Cristiane costura, higieniza e lacra as peças dentro de um saco plástico. Assim, quem pega o item pode sair usando. Os acessórios são feitos de chita, com compartimento para colocar papel toalha, ou de outros modelos, usando materiais como tricoline. Desde que lançaram o "projeto", os vizinhos doaram muitos tecidos para colaborar.

O primeiro dia já foi um sucesso. Conforme Giovana, na quarta-feira foram colocadas dez máscaras pela manhã e todas foram levadas. À tarde, mais dez peças foram disponibilizadas e o plano era colocar outras dez à tardinha.

- Vamos começar a colocar também na parada em frente à casa da Cristiane, em frente à Universidade Franciscana (entre as Ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro) - adianta, Giovana.

As autoras da ação disseram que o varal está aberto a doações. Quem quiser participar pode disponibilizar outras máscaras, higienizadas e lacradas, ou espalhar a ideia para outros pontos da cidade.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190