previsão do tempo

Depois da chuva, tempo deve manter estabilidade em Santa Maria

No começo da próxima semana, contudo, há condições para novos temporais

Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foram 77 milímetros de chuva em 12 horas conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A previsão é que, nos próximos dias, o tempo tenha estabilidade. No começo da próxima semana, contudo, há chances de novos temporais.

Temporal provoca a interdição do Ginásio do Oreco e de ponte da Vila Schirmer

A previsão é da BaroClima Meteorologia. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo a quinta-feira pode começar com sol e muitas nuvens no município. O tempo estável segue até sábado, quando um sistema de baixa pressão avança pelo Estado, resultando em instabilidade novamente.

- Entre domingo e segunda-feira, tem condição para novos temporais. Vamos ter a formação de um novo sistema de baixa pressão. Na segunda-feira, volta o risco de granizo para Santa Maria - diz.

Os fenômenos de chuvas fortes são comuns nesta época do ano. A explicação é pela transição entre estações, do inverno para a primavera.

- Setembro é um mês de transição do inverno para a primavera, uma estação mais quente e úmida. Então temos uma mudança na condição atmosférica, em que a gente passa por eventos mais intensos, como sistemas de baixa pressão e de frentes frias. Historicamente e climatologicamente, setembro tem uma frequência de eventos extremos e severos - explica Verardo.

ESTRAGOS
No começo da noite desta quarta-feria, 15 mil residências permaneciam sem energia na região de Santa Maria e Santiago segundo a RGE. Ao longo do dia, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros trabalharam para auxiliar famílias atingidas pela força dos ventos e da chuva de granizos após o temporal em Santa Maria.

Conforme o superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, foram mais de 70 casas destelhadas devido ao temporal. Contudo, o monitoramento seguirá nestas quinta e sexta-feira, e o número registrado deve passar dos 100.

- Nosso trabalho vai ser de catalogar todos os casos e percorrer outras áreas da cidade, portanto este número deve subir - avalia.

Chuva e granizo deixam casas destelhadas e derrubam árvores na região

Ao momento, foram cerca de 1.350 metros de lona distribuídos às famílias atingidas pela chuva. Ainda segundo Lemos, haverá a doação de cestas básicas formadas com apoio do Banco de Alimentos de Santa Maria.

- Vimos casos de pessoas que perderam tudo. Então também pedimos ajuda à comunidade. Quem tem roupas ou móveis para doar, que desapegue e dê este amparo a quem precisa - Diz o superintendente.

De acordo com Lemos, havia o alerta para a possibilidade de chuva, mas a força dos ventos não era esperada

O Corpo de Bombeiros de Santa Maria respondeu a 15 chamados referentes a queda de árvores sobre casas ou saídas de garagens.

O Cemaden aponta, nas últimas 12h, choveu 77 milímetros em Santa Maria. Já nas últimas 96h, o volume de chuva chegou aos 160 milímetros.

*Colaboraram Gabriel Marques e Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190