oficialização

Decreto que permite torcida nos estádios é publicado pelo governo estadual

Teto de ocupação é de 40% das cadeiras ou similares, por setor, até o limite máximo de 2,5 mil pessoas ao todo

Leonardo Catto
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

O decreto que atualiza protocolos para competições esportivas do Sistema 3As no Rio Grande do Sul foi publicado nesta sexta-feira. Agora, pode haver público em competições esportivas. A mudança havia sido anunciada na quarta-feira. As regras passam a valer a partir de sábado.

São Gabriel vence a primeira partida na Divisão de Acesso

A limitação é de 40% da capacidade de cada setor e teto de 2,5 mil pessoas por estádio, ginásio ou outros espaços. Além disso, o público deverá ficar obrigatoriamente sentado e manter o distanciamento mínimo de 1 metro tanto durante a competição quanto na entrada e saída dos locais. O uso de máscara também é obrigatório. Essas regras fazem parte dos protocolos obrigatórios de Atividade, definidos pelo governo estadual e válidos para todo o Estado.

Há, ainda, novos protocolos variáveis para as competições esportivas, definidos pelo Estado, mas que podem ser ajustados pelas associações regionais para cada região. A Associação de Municípios da Região Centro (AM Centro) aguardava o decreto para discutir quais as medidas serão adotadas localmente.

Volante Eduardinho passa por cirurgia após choque contra jogador do Bagé

O Estado sugere que não sejam vendidos ingressos de forma presencial no dia dos eventos, para evitar aglomeração, dando preferência para o comércio eletrônico, e a presença de monitores para fiscalização do cumprimento dos protocolos, na proporção de um monitor para cada 150 pessoas, como será adotado durante a Expointer 2021.

NOVAS REGRAS

Obrigatórias

  • Público exclusivamente sentado, com distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas e/ou grupos de coabitantes
  • Teto de ocupação de 40% das cadeiras ou similares, por setor, até o limite máximo de 2,5 mil pessoas por estádio/ginásio/espaço total da atividade (é vedado concentrar em único setor).

A autorização será dada conforme o número de pessoas (público) presentes ao mesmo tempo:

  • Até 400 pessoas: sem necessidade de autorização
  • de 401 a 1,2 mil: autorização do município sede
  • de 1.201 a 2,5 mil: autorização do município sede e autorização regional (aprovação de no mínimo dois terços dos municípios da Região Covid ou do Gabinete de Crise da Região Covid)
  •  acima de 2.501: não autorizado

Variáveis

  • Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos para público e colaboradores.
  • Abertura antecipada dos portões, para evitar aglomeração.
  • Ordenamento na saída por setor, para evitar aglomeração na dispersão.
  • Manutenção de distanciamento de 1 metro entre grupos, vedada aglomeração.
  • Presença de monitores para fiscalização do cumprimento dos protocolos de distanciamento e uso de máscara por parte do público (1 para cada 150 pessoas, como na Expointer).
  • Venda ou distribuição de ingressos presenciais exclusivamente em datas anteriores à do evento.
  • Venda ou distribuição de ingressos na data do evento exclusivamente por meio eletrônico.

FUNCIONALISMO
O decreto também dispõe sobre a decisão do Gabinete de Crise de que os servidores públicos estaduais que estavam em teletrabalho por conta da pandemia retornem ao regime presencial, respeitando a ocupação máxima simultânea de uma pessoa para cada 2 metros quadrados de área útil em ambiente aberto e de uma pessoa para cada 4 metros quadrados de área útil em ambiente fechado, com escalas. Até outubro, as secretarias devem encaminhar um plano de trabalho para retorno das equipes, obedecendo a todos os protocolos sanitários já definidos.

NOVAS LIBERAÇÕES
O Gabinete de Crise decidiu liberar, a partir de 1º de outubro, o uso de pista de dança em eventos infantis, sociais e de entretenimento, com teto de 150 pessoas no protocolo variável, podendo chegar a até 350 pessoas caso seja decidido e autorizado pelas regiões. As regras, com o detalhamento, serão publicadas em decreto até outubro.

Por enquanto, não houve ainda anúncio de alteração para as casas de shows, casas noturnas e similares, que devem seguir com a proibição do uso de pista de dança.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190