a partir desta quinta

Decreto permite a abertura do comércio aos domingos em Santa Maria

Prefeitura também ampliou os horários de padarias, açougues, fruteiras e distribuidoras de bebidas

18.398

Os dias e horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais em Santa Maria tiveram atualização nesta quinta-feira por meio de um decreto publicado pela prefeitura. Uma das novidades é a possibilidade dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços de itens não essenciais abrirem aos domingos, o que até então estava proibido. 

Atividades presenciais seguem suspensas na UFSM até 30 de novembro

Com as novas regras, que já estão em vigor, os empreendimentos poderão atender ao público entre as 9h e 19h.

Os shoppings centers também poderão abrir aos domingos, das 11h às 21h para atendimento. Fora desse intervalo só é permitido a abertura para o funcionamento das atividades essenciais e de restaurantes, de acordo com o horário e o modo de operação estabelecido pelo município. 

NOVOS HORÁRIOS

Comércio de rua

  • Diariamente, das 9h às 19h

Shoppings

  • Diariamente, das 11h às 21h

Padarias, açougues, fruteiras e distribuidoras de bebidas

  • Diariamente, das 7h às 23h

Devem abrir neste domingo

  • Royal Plaza Shopping
  • Shopping Praça Nova

HORÁRIO AMPLIADO
As padarias, açougues, fruteiras e distribuidoras de bebidas tiveram horário ampliado e, a partir de agora, podem atender ao público das 7h às 23h, respeitando o horário do alvará de cada estabelecimento. Restaurantes e lancherias poderão permitir o ingresso de cliente até as 23h e terão até a meia-noite para a conclusão dos atendimentos e do consumo. 

VÍDEO: Pronto-Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria está superlotado

Por meio da superintendência de comunicação, a prefeitura informou que entre os motivos para a atualização do decreto, estão a permanência da região de Santa Maria na bandeira laranja por três semanas consecutivas e a necessidade de serem traçadas estratégias de desenvolvimento econômico.

As lojas de rua e os shoppings estavam proibidos de funcionar aos domingos desde março. O presidente Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Santa Maria, Ademir José da Costa, comemora a decisão. Ele acredita que a permissão irá auxiliar na recuperação econômica das empresas.

- O custo operacional aumenta para abrir no domingo, mas ficar fechado é pior. A restrição no horário de funcionamento do comércio durante a pandemia causou vários transtornos. O importante é que, agora, os lojistas voltam a ter a liberdade de escolher, assim como tinham antes da pandemia - diz.

O decreto ainda traz a ampliação dos horários de funcionamento de padarias, açougues, fruteiras e distribuidoras de bebidas, que podem funcionar das 7h às 23h, respeitando o alvará de cada estabelecimento. Restaurantes e lancherias devem permitir o ingresso de clientes somente até 23h. Eles têm até meia-noite para concluir os atendimentos e fechar.

ADAPTAÇÃO
O Royal Plaza Shopping irá abrir já neste domingo. Porém, de acordo com o superintendente do local, Ruy Giffoni, as lojas não serão obrigadas a também ficarem abertas. Segundo ele, os empresários precisam de mais tempo para se adaptar à mudança, pois, para ter equipe de trabalho aos domingos, é preciso organizar antecipadamente a carga horária dos funcionários ou até mesmo contratar mais empregados.

Giffoni afirma que, para funcionar mais um dia na semana, o Royal necessita contratar 130 pessoas, aproximadamente.

- Os novos funcionários e as demais adaptações não nascem em macega, é preciso tempo. Em novembro, o movimento ainda não vai pagar o custo adicional de operação, mas, em dezembro, poder abrir aos domingos será fundamental. O movimento tem aumentado, mas não vou obrigar ninguém a abrir no próximo domingo porque sou parceiro dos lojistas - acrescenta o superintendente.

No Shopping Praça Nova, os horários para cada tipo de estabelecimento foram definidos nesta quinta. Aos domingos, empresas de alimentação e serviços/produtos essenciais abrem das 11h às 21h e de produtos e serviços não essenciais das 14h às 20h.

Os locais de delivery de alimentos funcionam das 11h às 23h, de forma facultativa. A medida vale desde ontem. As demais regras de segurança sanitária seguem em vigência.

O Santa Maria Shopping tem a tradição de não abrir aos domingos e permanecerá assim, segundo a superintendente, Oneide Serro. A decisão, porém, deve ser revista quando a época de Natal estiver mais próxima.

O Monet Plaza Shopping não abrirá neste domingo e ainda estuda a abertura nos próximos finais de semana. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190