novo funcionamento

Decreto amplia horários de funcionamento do comércio e shoppings em Santa Maria

Nova medida aumenta expediente de atendimento em uma hora

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

A partir desta quarta-feira, lojas e shoppings de Santa Maria poderão funcionar com uma hora a mais em relação ao horário vigente atualmente. A mudança passa a valer a partir da publicação de um decreto municipal. O comércio passa a poder funcionar das 9h às 19h, e os shoppings podem receber o público das 11h às 21h.

Profissionais simulam festa e pedem a retomada de eventos em Santa Maria

Até então, o comércio não essencial podia funcionar das 9h às 18h de segunda-feira a sábado. Já os shoppings funcionavam em até nove horas por dia entre as 11h e as 21h, de segunda-feira a sábado. Fora desse horário, os estabelecimentos poderiam operar de acordo com o horário do Alvará de Localização para realizar venda por tele-entrega e pegue e leve.

Novos quebra-molas na Faixa Nova exigem atenção de motoristas em Santa Maria

Conforme a prefeitura, entre os motivos, estão a permanência da região de Santa Maria na bandeira laranja, conforme o governo do Estado, e o começo do clima quente, com mais períodos de sol.  O decreto estabelece que a abertura de shoppings aos domingos segue proibida. Eles poderão abrir fora do intervalo de horário estipulado apenas para permitir o acesso e o funcionamento de atividades essenciais e de restaurantes de acordo com o horário e o modo de operação estabelecido para os determinados setores. O decreto completo pode ser acessado aqui

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) Região Centro, Ademir José de Costa, afirma que, agora, os horários estão a contento da entidade. Entretanto, ele esperava que os shoppings já pudessem voltar abrir aos domingos a partir desta semana. A permissão será pleiteada novamente em reuniões futuras com representantes da prefeitura.

FIM DO ANO

Para Costa, com mais tempo para permanecer de portas abertas, diminui o risco de aglomerações de clientes dentro dos estabelecimentos. Além disso, ele torce para que as lojas recuperem o público que vinha de outras cidades para comprar em Santa Maria.

- Com mais tempo de comércio aberto, as pessoas que vêm de fora conseguem se planejar melhor. A abertura dos shoppings aos domingos também serviria para recuperar esse público das cidades vizinhas, que nós perdemos na pandemia - comenta o presidente.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190