em Santa Maria

Cufa ganha espaço para construir espaço para cursos e oficinas

Sede será no Bairro Camobi

Foto: Reprodução

Em breve, Santa Maria deve receber uma sede da Central Única das Favelas (Cufa), no loteamento residencial Galápagos, no Bairro Camobi. O projeto prevê a construção de um espaço com 1, 5 mil metros quadrados com salas onde serão ministrados cursos profissionalizantes. No local, também haverá áreas para oficinas de circo, dança e música, salas para reuniões, auditório e estrutura administrativa. Na parte externa, está prevista a construção de duas quadras poliesportivas para a prática de escolinhas de futebol para crianças da região.

Recomendação de especialistas para Dia das Mães é evitar grandes reuniões

Júnior Torres, representante da Cufa de Frederico Westphalen, a sede deverá ser construída com recursos das Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte do município. O projeto será mantido com recursos próprios, parcerias com empresas, instituições de ensino e com doações da comunidade em geral. A Cufa possui uma área de 3 mil metros quadrados, oriunda de concessão feita pelo prefeito Jorge Pozzobom há, aproximadamente, dois anos.
- A organização vê a possiblidade de se instalar em Santa Maria e através de parcerias buscar o desenvolvimento, social nas comunidades. Após o edital Ações Culturais das Comunidades, temos a certeza de que a periferia é potência e que há muitos talentos nestas comunidades - comenta.

PARCERIAS

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria, João Chaves, o termo de concessão de uso de área foi assinado em 2019:
- A Cufa é conhecida e legitimada a nível mundial. Para nós, é algo muito importante, principalmente naquela região, que tem uma população muito vulnerável socialmente. No momento que um complexo com esse porte é anunciado, não temos dúvidas de que o trabalho social vai mudar a realidade das comunidades. A expectativa é que logo comece para colheremos os resultados positivos.

Duas ruas terão bloqueios neste final de semana em Santa Maria

 A Cufa busca empresas parceiras para auxiliar na construção e captação dos recursos na cidade. Empresários interessados em colaborar podem entrar em contato pelo WhatsApp (55) 99659-2525. A instituição vem realizando ações na cidade há dois anos com a entrega de 20 mil unidades de máscaras para prevenção contra Covid-19 e, há um mês, destinou cerca de R$ 660 mil da Lei Aldir Blanc a artistas de Santa Maria, pelo edital "Ações Culturais das Comunidades", da Secretaria de Cultura do Estado.

A CENTRAL

A Cufa é uma organização reconhecida nacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural, criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para se expressar, debater atitudes e questionamentos ou falar da vontade de viver. No Rio Grande do Sul, existem sedes em Porto Alegre, Pelotas e Frederico Westphalen.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190