covid19

Coronavírus: pelo menos uma lotérica deve voltar a atender nesta sexta em Santa Maria

Mesmo com a orientação de seguir em casa, o que chamou a atenção, foi o aumento no fluxo de carros em avenidas da cidade

Natália Müller Poll
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Após pronunciamento polêmico na última terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro editou decreto, tornando as atividades religiosas e abertura de casas lotéricas como serviços essenciais, o que os deixaria autorizados a funcionar mesmo durante restrição ou quarentena.

Desta forma, a prefeitura viu a necessidade de avaliar e atualizar as orientações locais, diante da essencialidade dos serviços que prestam as casas lotéricas.

Segundo infectologista, número de casos em Santa Maria é maior do que o divulgado

Conforme a edição do decreto municipal, a recomendação para as lotéricas é que elas funcionem com, no máximo, 30% do total de servidores de cada agência, vedando a aglomeração de pessoas, visando a manutenção da higiene dos locais, disponibilizando álcool gel e, tomando todos os cuidados de limpeza nos terminais de autoatendimento. 

Marcos Vinícius Brasil, proprietário da Nativa Loterias diz que a lotérica estará funcionando nesta sexta-feira, das 8h às 18h, em frente à Praça Saldanha Marinho.

- O maior intuito das lotéricas, junto ao poder municipal, é dar suporte e acesso de forma mais ampla à população. Nosso esforço em reabrir a rede a partir desta sexta e, na próxima semana em maior número de casas lotéricas, teve como premissa a nossa missão e da Caixa Econômica Federal em levar a população o acesso aos seus recursos e benefícios nesse momento delicado que enfrentamos - comenta Marcos.

Força-tarefa do Procon vistoria preços em supermercados de Santa Maria

Nesta quinta-feira, Santa Maria registrou 397 casos suspeitos e quatro casos confirmados de coronavírus (sendo dois pela prefeitura e dois rede privada de saúde). Diante desta oscilação diária do número de casos suspeitos e confirmados, a reportagem circulou em alguns locais da cidade para acompanhar como o santa-mariense está lidando com este período em que a orientação continua sendo ficar em casa.

MOVIMENTAÇÃO
Como esperado, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a movimentação maior é no entorno no Hospital Universitário (Husm), em função da paralisação das demais atividades e fiscalização de quem entra e sai do campus. Além disto, ontem aconteceu uma sanitização no entorno do Husm, que segundo a assessora de imprensa Mariângela Recchia, vai se repetir semanalmente, incluindo outros locais da UFSM, como a Casa do Estudante Universitário (CEU). A mesma limpeza foi realizada em locais centrais como no Dix e Capelas do Necrotério, além dos 14 pontos da campanha de vacinação que acontece nesta quinta na cidade.

Casa de Saúde e UPA de Santa Maria lançam campanha para arrecadação de material

No Centro, o que se viu foram farmácias com pequenas aglomerações na entrada, cumprindo medidas de distanciamento entre uma pessoa e outra, e evitando aglomerações na parte interna. O mesmo acontecia em pequenos mercados. Nos supermercados maiores, a circulação era mais intensa para embarcar e desembarcar dos veículos. Os estacionamentos dos mercados estavam bastante movimentados. Nas ruas, algumas pessoas se exercitavam ao ar livre e passeavam com cachorros. Chamou atenção, o aumento considerável no fluxo de veículos em avenidas como a Medianeira e a Presidente Vargas, e a Faixa Nova de Camobi.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190