Movimentação

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial promove encontro na antiga Reitoria

O encontro, que é o primeiro presencial, visava compartilhar com a comunidade santa-mariense os avanços e missões do órgão colegiado

Arianne Lima
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

Na noite desta quarta-feira, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) promoveu um encontro na antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O encontro, que é o primeiro presencial, visava compartilhar com a comunidade santa-mariense os avanços e missões do órgão colegiado. 

Senado aprova projeto que cria auxílio para compra de gás de cozinha

A representante da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial de Caçapava do Sul, Cátia Cilene Dutra, participou do encontro, contribuindo com relatos sobre os desafios enfrentados pelo município desde a formação do conselho em 2019. Para ela, é preciso chamar a atenção das prefeituras e demais secretarias para que a execução das politicas públicas em todos os âmbitos ocorram de fato.

- É importante que a engrenagem pública funcione, porque é um dos pontos que pode dar conta do racismo estrutural e institucional. A estrutura toda da administração pública precisa se voltar para mover essa engrenagem e executar realmente uma politica pública, que consiga reverter os índices e os indicadores de desigualdade - afirma Cátia. 

MOVIMENTAÇÃO

Representando a sociedade civil no Compir, a advogada Deborá Evangelista assume o cargo de vice-presidente. A titularidade do conselho é compartilhada com o servidor público da Secretaria Municipal de Educação, Yuri Medeiros. Em discurso, Deborá enfatiza que o município precisa agir:

-Santa Maria precisa dar um passo além. Precisa criar e fortalecer politicas públicas que cheguem a maioria da população negra. Quando olhamos lá em nossas vilas, na nossa periferia, as politicas públicas não chegaram até lá. Temos uma gama de profissionais negros que não tem emprego e não tem uma politica pública voltada para a colocação no mercado de trabalho. Isso é dar dignidade. Santa Maria pode e deve ser centro e polo de referência de politicas públicas no Rio Grande do Sul. E precisamos trabalhar por isso.

Prefeitura pode ter acréscimo de R$ 50 milhões no orçamento de 2022

COMPIR

O Conselho de Promoção da Igualdade Racial foi criado a partir da Lei nº 6298, de 21 de dezembro de 2018, com o objetivo de fiscalizar políticas, programas, projetos e ações de promoção da igualdade racial em Santa Maria. O órgão, que é colegiado, também atua na orientação de atividades e temáticas no município. Atualmente, o Compir é composto por 13 membros titulares, que foram nomeados em setembro de 2020. Foto: Renan Mattos (Diário)

A representante da Coordenação de Promoção de Igualdade Racial de Caçapava do Sul, Cátia Cilene Dutra, participou do encontro da Compir nesta quarta-feira




fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190