pandemia

Clubes anunciam abertura da temporada de verão em Santa Maria

Protocolos estaduais e regional permitem funcionamento, mas vetam espaços de entretenimento e não mencionam piscinas como lazer

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

O verão se aproxima, as temperaturas aumentam, e os clubes de Santa Maria anunciam a abertura da temporada com piscinas. Até ano passado, essa sequência seria normal. Em 2020, entretanto, a pandemia do coronavírus gera apreensão aos clubes, que já começam a planejar o funcionamento nos meses mais quentes.

Boletim estadual registra mais cinco óbitos da região associados à Covid-19

Os protocolos do Distanciamento Controlado e o protocolo regional da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) regulam o funcionamento dos clubes. Porém, não há determinação sobre uma das principais atrações da temporada: as piscinas como forma de lazer.

Em 9 de outubro, um decreto assinado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) alterou os protocolos. As regras mencionam restaurantes e distanciamento entre pessoas, mas não indicam funcionamento de piscinas. Já o uso de espaços de entretenimento, como churrasqueiras e praças infantis, está proibido.

Aulas do Ensino Fundamental podem ser retomadas a partir da próxima quarta-feira

  • Bandeira amarela: 60% dos trabalhadores. É permitido o funcionamento de praças de alimentação e restaurantes. O público deve respeitar o distanciamento de no mínimo 6m² por pessoa
  • Bandeira laranja: 50% dos trabalhadores. É permitido o funcionamento de praças de alimentação e restaurantes. O público deve respeitar o distanciamento de no mínimo 10m² por pessoa
  • Bandeira vermelha: 25% dos trabalhadores. É permitido o funcionamento de praças de alimentação e restaurantes. O público deve respeitar o distanciamento de no mínimo 16m² por pessoa
  • Bandeira preta: fechados
  • Protocolo regional: 50% dos trabalhadores. É permitido o funcionamento de praças de alimentação e restaurantes. O público deve respeitar o distanciamento de no mínimo 16m² por pessoa

Depois de duas semanas sem bandeira vermelha ou preta, os clubes podem ter esportes coletivos em quadras esportivas e sem público. Também deve ser respeitado intervalo de uma hora entre jogos, além de evitar aglomerações e permitir higienização. A abertura de piscinas está prevista apenas para serviços de educação física - uma pessoa por raia para natação e, no mínimo, 6m² por pessoa para as demais.

Edital da UFSM abre 15 vagas de professor substituto do Magistério Superior

O Estado recebeu um pedido unificado de clubes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul para a retomada do uso de piscinas. A solicitação está sob análise do Comitê de Dados, juntamente de técnicos da Secretaria de Saúde e especialistas que contribuem para o modelo de Distanciamento Controlado. De Santa Maria, participam o Avenida Tênis Clube (ATC) e o Clube Recreativo Dores, conforme o presidente do ATC, Marcelo Portella.

- Cada região tem suas particularidades. Agora, a maioria está na bandeira laranja, mas cada cidade pode ter flexibilizações se as prefeituras julgarem necessário. Mas a expectativa dos clubes é para um protocolo específico. Não tem como fugir disso - comenta Portella.

VÍDEO: economista projeta que lojas que vendem mais barato podem ter vantagem para o Natal

TEMPORADA VERÃO 
Mesmo sem protocolo específico, o Dores anunciou, por rede social, a abertura da temporada 2020/21. O clube menciona ter autorização dos órgãos competentes, mas não cita quais ou os respectivos protocolos.

A intenção é liberação de pracinhas e churrasqueiras a partir de 31 de outubro. No caso das churrasqueiras, o limite seria de oito pessoas do mesmo núcleo de convívio e apenas entre 7h e 16h.

Para 14 de novembro, o Dores prevê a abertura do Praia Park, da piscina externa da sede central e do lago na sede campestre. Uma semana depois, em 21 de novembro, o clube prevê a abertura das demais piscinas, parque aquático infantil, tirolesa e pedalinhos.

VÍDEO: decorações de Natal começam a tomar conta das lojas de Santa Maria

O ATC já reabriu a piscina interna, divida por raias, de acordo com o protocolo de serviços de educação física. A piscina externa, para lazer, deve seguir o mesmo molde até que haja um protocolo específico.

- Vamos abrir como está hoje. E seguir o mesmo procedimento para lazer com raias dividindo - explica Portella.

O presidente do Dores, Cleber Ruviaro, confirma que a abertura das piscinas do clube também vai seguir protocolos já existentes. A expectativa, da mesma forma, é por uma adaptação posteriormente.

- Seguimos os protocolos já existentes. Vamos abrir gradativamente, mas nas datas anunciadas nas redes do clube - afirma.

Seguem suspensos os convites para não associados. O clube mantém um processo de seleção de novos funcionários. As atividades nos clubes de Santa Maria estão suspensas desde março devido à pandemia.

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190