para o feriadão

Cemitérios públicos de Santa Maria recebem reforço na limpeza para visitação

Locais estarão abertos de sábado a segunda, no feriadão de Finados. Veja as regras

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)


Foto: Renan Mattos (Diário)

A quinta-feira foi marcada por trabalhos de limpeza nos cemitérios municipais de Santa Maria. No Cemitério Ecumênico Municipal, equipes preparavam o local para a visitação do público, que, neste ano, será somente em três dias: no sábado, no domingo e no feriado de Dia de Finados, na segunda-feira, das 7h às 18h. Porém, o horário das 7h até meio-dia será destinado, preferencialmente, aos grupos de risco. 

Decreto permite a abertura do comércio aos domingos em Santa Maria

Já no Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro Caturrita, apesar de estar fechado por conta da pandemia do novo coronavírus, algumas poucas pessoas circulavam entre os túmulos na manhã de quinta-feira. O espaço recebeu um serviço de manutenção, com corte de grama e recolhimento de lixo - que encheu dois contêineres em uma das entradas do cemitério. A quatro dias do feriado de Finados, também eram poucos os túmulos com decoração renovada, o que é tradicional nessa época do ano.

ÔNIBUS
No feriado de 2 de novembro, haverá ampliação de linhas e de horários dos ônibus do transporte coletivo em Santa Maria. 

SANTA RITA E SÃO JOSÉ 
Neste ano, a celebração de Dia de Finados será organizada de maneira diferente pelo Cemitério Parque Santa Rita, em Santa Maria. Para evitar aglomerações em função da pandemia, na segunda-feira, as famílias poderão acompanhar a missa, que será celebrada pelo padre Xiko, pelo Facebook ou acompanhar ao vivo pela rádio. 

Mestranda da UFN cria aplicativo para coleta de materiais recicláveis

A celebração, marcada para começar às 10h, contará com um momento de reflexão e homenagens. Durante o dia, o cemitério estará aberto das 8h às 18h, com restrições, conforme estipulou a prefeitura.

- Haverá controle na quantidade de veículos que acessarão o local, assim como acompanharemos as pessoas no campo para que mantenham o distanciamento. A cada duas horas haverá higienização dos banheiros externos e regraremos a quantidade de pessoas que entrarão no escritório - explica Mateus Formolo, diretor comercial do Grupo L. Formolo, que faz a gestão do cemitério.

VÍDEO: Sindicato Rural está há 58 anos ao lado do trabalhador do campo em Santa Maria

Além disso, o grupo que administra o local organizou um espaço virtual para homenagear quem já partiu, o Memorial Virtual, em que familiares podem deixar uma mensagem de carinho. Qualquer pessoa pode preencher um formulário com seus dados pessoais e nele também inserir um texto e uma foto.

Quem quiser visitar o Santa Rita ou o Cemitério São José pode ir em qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, pois ambos abrem sempre das 8h às 18h. Porém, a administração ressalta que a entrada para os dois cemitérios é feita apenas pelo Santa Rita, na Faixa Velha de Camobi. Só no Dia de Finados é que os portões do Cemitério São José serão abertos também ao público.

CEMITÉRIOS PÚBLICOS

  • Abrirão somente sábado, domingo e segunda-feira (31/10 a 2/11)

HORÁRIO DE VISITAÇÃO

  • Permitida a entrada das 7h às 18h. Porém, o horário das 7h até meio-dia será destinado, preferencialmente, aos grupos de risco

REGRAS

  • No Cemitério Ecumênico Municipal, a entrada para pedestres só será permitida pelo portão principal, na esquina das avenidas Liberdade e Dois de Novembro, e a saída será exclusivamente pelo portão da Avenida Liberdade
  • Veículos de transporte de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida terão a entrada pela Avenida Dois de Novembro
  • Distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa
  • Acesso se dará mediante o uso obrigatório de máscara de proteção de forma correta, tapando nariz e boca

CEMITÉRIOS SANTA RITA E SÃO JOSÉ

  • Quando - Abrem todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h, com entrada somente pelo Santa Rita, na Faixa Velha. Só no Dia de Finados, os portões do São José serão abertos também. É preciso entrar usando máscara

CELEBRAÇÃO DO DIA 2


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190