novas regras

Bandeira vermelha começa a valer nesta quarta feira em todo o RS

Mudanças foram provocadas após suspensão judicial das aulas presenciais sob bandeira preta. Decreto com regras deve ser publicado ainda nesta terça

18.294

A bandeira vermelha para todo o Estado, anunciada nesta terça-feira pelo governador Eduardo Leite (PSDB), entra em vigor nesta quarta-feira, a partir da meia-noite. Ainda nesta terça-feira o Piratini deve publicar o decreto com todas as alterações e o que fica permitido na bandeira vermelha a partir de amanhã. As aulas presenciais devem ser liberadas de forma presencial, com protocolos. Até então, a bandeira vermelha permite atividades presenciais para todos níveis de ensino, de forma revezada e distanciamento em salas de aula. Ainda não há detalhes se isso vai permanecer autorizado. A mudança no decreto foi motivada após a decisão do Tribunal de Justiça, na noite de segunda-feira, de proibir atividades presenciais durante a bandeira preta

Santa Maria registra mais oito óbitos associados à Covid-19 e total chega a 539

Outra mudança será a regra da salvaguarda, recurso utilizado em fevereiro quando todo o Estado foi classificado com bandeira preta. A salvaguarda permitia que uma região ou todo o Rio Grande do Sul fiquem com uma bandeira mais rígida quando o número de hospitalizações por Covid-19 for alta. 

Após análises de técnicos e especialistas do gabinete de crise o governo decidiu ajustar a salvaguarda da bandeira preta: ela continuará existindo, mas passará a ser acionada apenas quando o indicador de leitos atingir o índice de 0,35 depois de um ciclo de 14 dias de piora na disponibilidade. A trava será desativada quando se observar um ciclo de pelo menos 14 dias de melhoria na ocupação hospitalar (leitos clínicos e de UTI). O índice de 0,35 é calculado na proporção de leitos livres de UTI para leitos ocupados e corresponde à uma média de cerca de um leito livre para três leitos ocupados. 

Quanto à salvaguarda regional, será extinta para bandeira preta, mas fica mantida para bandeira vermelha. Assim, quando uma região apresentar bandeira vermelha ou preta no indicador 6 (hospitalizações para cada 100 mil habitantes da região) e o indicador 8 (leitos livres/leitos Covid da macrorregião) estiver menor ou igual a 0,8, a trava é acionada e a região será classificada em bandeira vermelha mesmo que a sua média for mais baixa.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190