caso kiss

AVTSM lança campanha para custear transporte de familiares ao júri da Kiss

Doações podem ser realizadas através de vaquinha online ou via Pix da Associação

Foto: Pedro Piegas (Diário)

A campanha "É hora da Justiça", lançada nesta quarta-feira pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), tem objetivo de arrecadar fundos para garantir que o maior número de familiares esteja em Porto Alegre para acompanhar o júri da tragédia.

Familiares das vítimas terão direito a 56 assentos no julgamento, marcado para começar no dia 1º de dezembro, na capital Porto Alegre, e que promete ser o maior da história no Rio Grande do Sul, com duração de 12 a 15 dias. A ideia da Associação é que os demais familiares tenham despesas como deslocamento, alimentação e acomodação custeadas pela campanha.

Durante o lançamento da campanha, que ocorreu em uma transmissão ao vivo no Instagram da Associação, mediada pelo o cineasta e documentarista Luiz Cassol, estiveram presentes familiares das vítimas, sobreviventes e defensores da causa, como os jornalistas Marcelo Canellas e Daniela Arbex.

- Estamos vivendo um processo histórico e muito robusto, que tem como protagonistas os pais. Eles eram pessoas comuns que viviam do amor de seus filhos, e que do dia para a noite tiveram que se tornar lideranças de uma luta por cobrança de julgamento - ressalta Canellas. 

Daniela Arbex, escritora do livro Todo dia a mesma noite: a história não contada da Boate Kiss, vê a participação dos pais no julgamento como a última oportunidade destes realizarem uma ação em memória dos filhos.

- As únicas pessoas que foram punidas até hoje foram as famílias. Justiça não é vingança, mas a responsabilização é necessária e ela precisa acontecer. Quando você leva mais de 8 anos para fazer um júri de 242 vítimas, a mensagem que fica é que vale a pena cometer um crime no Brasil. É inimaginável que essas pessoas tenham chegado até aqui sem uma resposta do poder judiciário.

Também estiveram presentes na transmissão de lançamento da campanha Paulo Carvalho, membro da AVTSM, Tâmara Miolo, advogada e ativista dos direitos humanos, André Polga, amigo de vítimas e fundador da rede de apoio "Kiss: que não se repita" e Gabriel Rovadoschi, psicólogo e sobrevivente da tragédia.

Hospital Regional inaugura bloco com capacidade para 55 cirurgias mensais

COMO AJUDAR
Interessados em realizar doação para custear a presença das famílias no julgamento em Porto Alegre podem realizar transferência via PIX da Associação, pelas chaves 17802573000131 (CNPJ) ou [email protected] (e-mail).

Também é possível doar através da Vaquinha Online, disponível em: vaka.me/891146.

*Colaborou Eduarda Nenê da Costa


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190