restrições

Apenas comércio essencial pode abrir no final de semana. Veja as regras

Comitê de enfrentamento à Covid do Estado esteve reunido nesta sexta-feira, mas não haverá mudanças nas regras divulgadas ainda na semana passada

18.357
Foto: Foto: Anselmo Cunha (Especial)


Foto: Anselmo Cunha (Especial)

O comitê estratégico de enfrentamento à Covid-19 do governo Estado esteve reunido na noite desta sexta-feira para analisar os dados da pandemia no Estado e as medidas de restrição. Após a reunião, a assessoria do Palácio Piratini informou que não haverá, neste momento, nenhuma alteração dos protocolos divulgados na semana passada. Dessa forma, o comércio não essencial não tem permissão para a abrir durante o final de semana.

Havia uma expectativa de empresários de que houvesse uma flexibilização das regras, para que o comércio em geral pudesse abrir, o que não se confirmou.

Entre os pedidos recebidos pelo Gabinete de Crise nos últimos dias estão prefeitos e entidades setoriais que pediam a ampliação do horário de funcionamento de restaurantes, estabelecimentos comerciais, serviços em geral e estabelecimentos de atividades físicas, tanto em dias de semana quanto sábado, domingo e feriados.

Leite lembrou que a retomada da cogestão já foi adotada como forma de dar um fôlego às atividades econômicas, mas que as restrições à circulação de pessoas ainda são necessárias até que a situação nos hospitais se estabilize em níveis mais baixos.

Um dos fatores que mais preocupam não só o Rio Grande do Sul, mas todos os Estados, conforme discutido nesta sexta, mais cedo, em duas reuniões com governadores de todo o país, é a falta do chamado kit intubação, constituído por remédios necessários para o procedimento de ventilação mecânica dos pacientes com dificuldades respiratórias.

Veja as regras válidas neste sábado e domingo: 

Menino com câncer recebe visita e máscara do Hulk de profissional do Husm

SEM ATENDIMENTO PRESENCIAL
Veja as empresas que não podem ter atendimento no local neste final de semana, no feriado de Sexta-feira Santa e no próximo final de semana, conforme o decreto do Estado, válido até 4 de abril:

  • Bares, restaurantes e lanchonetes (liberados pegue e leve, drive-thru e tele-entrega das 5h às 20h no sábado, domingo e feriado. Após as 20h, liberado somente tele)
  • Lojas não essenciais, como de roupas, calçados, bijuterias... (liberado só tele-entrega durante todo o dia, no sábado, domingo e feriado)
  • Salões de beleza, barbearias, cabeleireiros (fechados)
  • OBS.: Os shoppings podem abrir apenas para permitir o funcionamento de lojas essenciais, como farmácias, e para que restaurantes façam tele-entrega ou pegue e leve

COM ATENDIMENTO PRESENCIAL

  • Supermercados
  • Farmácias
  • Padarias
  • Lojas essenciais, como óticas, lojas de produtos de saúde, utilidades domésticas, recarga de celular e materiais de construção, oficinas mecânicas, postos de combustíveis, borracharias, e conserto de celulares e ar-condicionados
  • Petshops


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190