pandemia

Após decreto municipal, Parque da Cacism reabre neste fim de semana

Parque da Medianeira e pista da Brigada Militar estão fechados para evitar aglomerações e não têm previsão para reabertura

18.303
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (arquivo/Diário)
Parque da Cacism reabre neste sábado

Foto: Gabriel Haesbaert (arquivo/Diário)
Parque da Cacism reabre neste sábado

Com a liberação da atividade de quadras e campos esportivos particulares em Santa Maria, pelo Decreto nº 78, um dos espaços que serviam para a prática de caminhadas e corridas reabre neste sábado em Santa Maria, o Parque da Cacism, no Bairro Nonoai. Gerida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), a área de cinco hectares conta com pista de caminhada, pista para bicicleta, pracinha com brinquedos e academia ao ar livre.  

De acordo com o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, o funcionamento do espaço obedeceu às orientações municipais. O parque estava fechado desde 21 de março e passa por manutenção, como o corte da grama para reabrir. Para garantir a segurança dos usuários, segundo Pacheco, a entidade vai adotar algumas regras para quem pratica atividades físicas no local:  

- Por ser um lugar totalmente ao ar livre e dedicado a caminhadas e corridas, valem as ações de evitar aglomerações e o uso individual de máscaras - declarou o presidente.

Rio Grande do Sul ultrapassa a marca de 2,2 mil casos de coronavírus

O horário de funcionamento do Parque da Cacism será das 8h às 20h.  

Já a pista da Brigada Militar, no bairro Nossa Senhora das Dores, também está fechada desde o início das orientações para isolamento social. De acordo com informações da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS), que administra a área, não há previsão para a reabertura.  

Outro local usado para a prática de atividades físicas, o Parque da Medianeira, no Bairro Nossa Senhora Medianeira, também permanece fechado. De acordo com Janete Silva, do setor administrativo do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, os portões fecharam dia 21 de março e vão seguir assim por tempo indeterminado.  

- Aqui temos a particularidade de que as pessoas podem vir de carro, tomar chimarrão e isso pode gerar aglomerações. Por isso, estamos aguardando orientações, mas não há previsão de reabertura - declarou Janete.  

Na área central, a pista do Centro Desportivo Municipal (CDM), conhecido como Farrezão, que também era uma das alternativas para a prática de esportes, está interditada, desde janeiro. O motivo são as obras do Centro de Eventos de Santa Maria (CDM).  

Mesmo sem aulas, escola de Santa Maria vai entregar máscaras e cupcakes para mães de alunos

PREVENÇÃO  

O médico infectologista, membro do conselho administrativo da Unimed e professor da Universidade Franciscana (UFN) Thiego Teixeira Cavalheiro explica que é fundamental que as pessoas realizem atividades físicas especialmente em áreas abertas, desde que isoladamente, evitando aglomerações.  

Sobre o uso da máscara, o profissional destaca que, se o praticante estiver sozinho, não há necessidade, mas, se for entrar em contato com outra pessoa, deve utilizá-la. Segundo ele, a taxa de contágio chega a 90% se a pessoa se comunicar com um portador de Covid-19 e ambos estiverem sem máscara. Essa taxa cai para 1,5% se os dois estiverem com a proteção. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190