caso kiss

Ao lado do local do júri da Kiss, familiares terão tenda de apoio

Julgamento começa nesta quarta-feira, às 9h

Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Basta sair do Foro Central I, em Porto Alegre, e atravessar uma rua lateral para chegar a um antigo estacionamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que desde esta terça-feira recebe a estrutura para a Tenda do Cuidado. É neste local, esquina das ruas Aureliano Figueiredo Pinto e Edvaldo Pereira Paiva, que os familiares e sobreviventes terão um espaço de acolhimento nos dias de júri. A ideia, é que aqui eles possam descansar, tomar água, fazer lanche ou até mesmo ter atendimento psicológico. Uma equipe multidisciplinar faz o atendimento, incluindo voluntários de Santa Maria que já atuaram no apoio do mesmo grupo. O júri do caso Kiss começa nesta quarta-feira.

LEIA TAMBÉM
Com homenagens, familiares e sobreviventes da Kiss embarcam para Porto Alegre
Tenda da Kiss ganha banner em branco para receber mensagens da comunidade
Júri da Kiss será transmitido em telão na tenda da praça e no Clube Comercial
'Um dos responsáveis pelo assassinato da minha filha me arrolou como testemunha', diz pai de vítima da Kiss
Quase nove anos depois, onde estão e o que fazem os quatro réus da Kiss
Quais os cenários possíveis e o que pesa contra cada um dos réus no júri da Kiss

- Que possa ser uma oportunidade de olhar os fatos de outro ponto de vista, para ajudar na reflexão e na elaboração do luto - além do processo de julgamento - se juntaram aqui forças importantes, o Ministério Público, arquidiocese de Porto Alegre, e a prefeitura, para que tenha melhor ambiência, acolhimento e conforto possível - afirmou o secretário de desenvolvimento social de Porto Alegre, Léo Voigt.

Nesta tarde, o ônibus que transporta integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) deve chegar no espaço assim que chegar em Porto Alegre, para que o pessoal de Santa Maria possa conhecer o espaço.  

A tenda, montada pelo exército e com apoio da prefeitura de Porto Alegre, é um dos espaços dos familiares. Dentro do Foro, as famílias terão acesso a auditórios que serão sala de apoio para quem quiser acompanhar o júri.

A Tenda do Cuidado é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ministério Público, Empresa Pública de Transporte e Circulação e Caritas da Arquidiocese de Porto Alegre junto da AVTSM. A estrutura em lona foi emprestada pelo Exército Brasileiro. A ação ainda conta com apoio de restaurantes e ONGs locais para a alimentação.

- Em primeiro lugar, o júri não era para acontecer em Porto Alegre. Alguns dos profissionais já trabalharam no acolhimento em Santa Maria, em 2013. Aqui não é a mesma estrutura, então organizamos a estrutura multiprofissional. Para que a gente possa fazer o apoio aos familiares que vêm nesse momento tão difícil. Esse apoio é fundamental. Por enquanto, aqui fora, as pessoas podem respirar um pouco para atender o que eles solicitarem, se tiverem interesse e vontade - conta Ceres Victora, antropóloga e voluntária do acolhimento falando sobre a rede de apoio,

EM SANTA MARIA
Um telão vai transmitir o júri da Kiss a partir da próxima quarta-feira. No primeiro dia, a transmissão será na tenda da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), na Praça Saldanha Marinho. Depois, as transmissões serão no Clube Comercial. A exibição tem apoio da prefeitura.

O serviço do Santa Maria Acolhe, localizado na Rua Treze de Maio, número 35, no Bairro Centro, terá turno estendido de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, para prestar atendimento psicossocial para familiares e sobreviventes que precisarem desse tipo de auxílio. A população também pode buscar o Santa Maria Acolhe no horário normal de funcionamento do serviço, das 8h às 17h, que segue, paralelamente, com os demais atendimentos, relacionados a outras demandas.

Os profissionais da prefeitura fazem parte do coletivo que realizará uma série de atividades de cuidado com as chamadas "vítimas diretas e indiretas" da tragédia. Durante todos os dias, voluntários estarão à disposição da comunidade na tenda da Praça Saldanha Marinho e em um espaço reservado no Clube Comercial, na Rua Venâncio Aires.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190