Mês do Gaúcho

Acendimento da Chama Crioula dá início aos festejos farroupilhas em Santa Maria

Fogo simbólico foi aceso na tarde de sábado no Parque da Medianeira

Foto: Foto: Deise Fachin (Prefeitura de Santa Maria)
Prefeito Jorge Pozzobom e coordenador da 13ª RT, Luiz Sergio Fassbinder, fizeram o acendimento da Pira Farropilha

Foto: Deise Fachin (Prefeitura de Santa Maria) /  Prefeito Jorge Pozzobom e coordenador da 13ª RT, Luiz Sergio Fassbinder, fizeram o acendimento da Pira Farroupilha

Santa Maria já está no clima do Mês do Gaúcho. Na tarde de sábado, ocorreu o lançamento dos Festejos Farroupilhas na Cidade Coração do Rio Grande. Em uma solenidade no Parque da Medianeira, a Chama Crioula - que simboliza o orgulho do gaúcho e o amor pelo Estado - foi distribuída a 41 entidades que compõem a 13ª Região Tradicionalista (13ª RT).

A Chama veio de Iraí, no norte do Estado. Na cidade, foi recebida por cavalarianos do Grupo de Cavalgadas Tropeiros do Coração do Rio Grande, que a conduziram até o Parque da Medianeira. Participaram do acendimento da Pira Farroupilha o prefeito Jorge Pozzobom e o coordenador da 13ª RT, Luiz Sergio Fassbinder.

- Estamos iniciando uma Semana Farroupilha que será abençoada e celebrada por todos nós. Foram 400 quilômetros percorridos para ela chegar até aqui, o que representa o orgulho e o amor que temos pelo nosso Estado - destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

- Esse é um dia muito importante, que marca o início das nossas comemorações farroupilhas. O movimento tradicionalista merece respeito e carinho de todos nós - complementou o coordenador da 13ª RT, Luiz Sergio Fassbinder.

Semana começa com sol e deve terminar chuvosa em Santa Maria

Antes de iniciar a distribuição às entidades, o padre Ruben Dotto fez a bênção da Chama Crioula e foi prestada uma homenagem póstuma aos cavalarianos Adão dos Anjos Machado e Valderi Preto.

Após a cerimônia, Pozzobom, Fassbinder e demais autoridades locais fizeram a entrega da centelha da Chama Crioula às entidades tradicionalistas do município.

*Com informações da prefeitura de Santa Maria


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190