pandemia

Abertura do comércio é facultativa neste feriado em Santa Maria

Cidade já registra ruas bastante movimentadas

18.398
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (Diário)

O feriado de Tiradentes não tinha previsão de movimentar a cidade, mas no final da tarde de segunda-feira foi liberada a abertura de lojas e shoppings, dando ao setor a oportunidade de dar seguimento com as vendas recém retomadas. A expectativa é de crescimento gradual no fluxo de consumidores e adequação das empresas em meio a tantas mudanças.

Apesar da liberação para funcionamento no feriado, somente o Royal Plaza Shopping deve abrir. A farmácia e praça de alimentação deve funcionar, e as lojas terão abertura facultativa. O comércio também, tem funcionamento opcional de cada lojista no feriado. Na quarta-feira, as atividades devem voltar a funcionar como nos últimos dias.

O dia a dia, em tempos de pandemia, está sendo marcado por incertezas e frequentes alterações em decretos que possibilitam ou não, o funcionamento de atividades comerciais e demais serviços. Em Santa Maria, grande parte do comércio está funcionando desde o último sábado, quando o Prefeito Jorge Pozzobom liberou o setor para funcionar dentro dos padrões de higiene e segurança orientados pelos órgãos de saúde.

Na tarde de segunda, a reportagem do Diário observou que o movimentou das ruas voltou a normalidade, com paradões cheios, muita gente circulando no calçadão e as já comuns filas em bancos e lotéricas. A maioria cumprindo a orientação do uso da máscara.

VÍDEO: com novas regras, academias retomam as atividades em Santa Maria

Lojas que dependem de decisão das suas matrizes como Riachuelo, Lojas Renner e empresas de serviços de telefonia como Tim e Claro, estão fechadas sem previsão de reabertura. A Renner, por exemplo, está atendendo das 9h às 15h apenas para pagamentos, na porta do estabelecimento e tomando todos os cuidados exigidos.

As pessoas, em sua maioria, são vistas utilizando apenas os serviços essenciais como bancos, farmácias e lotéricas.

Mesmo que a maior parte dos estabelecimentos esteja aberta, não se vê aquele corre-corre com sacolas de compras e nem cafés cheios de clientes.

Uma senhora passou pela equipe de reportagem e contou que estava no centro apenas para pagar contas. Ela não quis parar para conceder uma entrevista, mas, segundo ela, o trabalhador autônomo não tem dinheiro para consumir nada além de alimentação e remédios.

Estado registra 904 casos confirmados de coronavírus

O problema com o baixo fluxo de pessoas comprando é a grande preocupação do comércio. Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários, Rogério Reis, esse foi um dos motivos de permitir as atividades do setor no feriado que não tinha previsão de abertura.

- A nossa expectativa é que as vendas vão melhorando gradativamente, mas precisamos valorizar o trabalhador. O trabalho dele deve ser valorizado. Estamos fazendo de tudo para ajudar na adequação dos estabelecimentos para o funcionamento deles - conta.

Da mesma forma, a presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas, Marli Rigo, está otimista.

- Eu avalio essa retomada do comércio de forma muito positiva. Nestes dois dias de portas abertas, mesmo sem o consumo exagerado, a gente vê que as pessoas estão reaprendendo a consumir. É um recomeço para todos, mesmo que lentamente. Abrir neste feriado vai ser muito bom. Acho que é uma motivação a todos, assim, dá-se segmento às vendas que acabaram de serem retomadas. Temos que unir forças e estarmos juntos nesta retomada - conta.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190