dose da pfizer

Ação de terceira dose para idosos acima de 85 anos tem 892 doses aplicadas

Cinco locais de vacinação foram disponibilizados na manhã desta sexta-feira para aplicação da dose de reforço

18.355


Foto: Pedro Piegas (Diário)
Vacinação no Clube Dores

A primeira ação de imunização da dose de reforço em Santa Maria para pessoas com 85 anos ou mais teve baixa adesão. No Clube Dores, de 800 doses disponibilizadas, apenas 170 haviam sido aplicadas até as 9h e não havia mais fila. A movimentação também foi baixa nos outros quatro locais de vacinação. No Clube 21 de Abril foram 92 idosos imunizados em uma hora. O movimento da manhã desta sexta-feira foi diferente das ações para primeira e segunda dose para o público, quando haviam pessoas que chegavam nas filas na véspera da vacinação. 

A baixa procura fez o ginásio do Clube Dores, que normalmente é tomado de pessoas nas ações de vacinação, ficar com as cadeiras vazias. Teve quem chegou cedo para evitar filas, mas não foi necessário. Às 6h45min, cerca de 50 pessoas aguardavam no local.

Em apenas um mês, mais de 100 pessoas procuraram serviços de reabilitação pós Covid-19

Uma das imunizadas no Clube Dores foi a aposentada Juraci Botezeli, de 90 anos. Ela foi acompanhada da filha, Rosane, para receber a dose de reforço:

- Estou muito feliz. É a melhor coisa que poderia ter com os idosos, estou realizada com esse dia de hoje! - disse Juraci.


Foto: Pedro Piegas (Diário)
Juraci Botezeli, de 90 anos, recebe a dose de reforço da Pfizer

Já a aposentada Maria da Glória, de 86 anos, mostrou empolgação no momento da vacina. Ela aproveitou para conversar com os vacinadores e voluntários que trabalhavam no local. Ela recebeu as duas primeiras doses na Basílica da Medianeira, e veio sozinha para ganhar a dose de reforço.

AVTSM faz novo pedido para mudança de local do julgamento do caso Kiss

-  Estou feliz com a terceira dose. Representa mais segurança para mim. Quanto mais doses, melhor - brinca.

A terceira dose da Pfizer foi disponibilizada para idosos com 85 anos ou mais que receberam a segunda dose até, no máximo, 11 de março. A dose de reforço pode ser tomada independentemente do fabricante da vacina das duas primeiras doses.

REFORÇO NA IMUNIDADE
A dose reforço é indicada pela queda imunidade e o avanço da variante Delta, além da fragilidade na imunidade de grupos específicos. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por exemplo, analisou 75 milhões de pessoas imunizadas. Uma das conclusões foi de que ao separar os grupos de vacinados por faixa etária, os dados demonstram que há uma redução na proteção com o aumento da idade e que as duas vacinas oferecem graus de proteção diferentes com o esquema vacinal completo. 

PRÓXIMAS AÇÕES 
No sábado, após encerrar as ações da semana, a equipe da secretaria de Saúde deve lançar o calendário de próximas ações em Santa Maria. O cronograma deve incluir a vacinação de adolescentes de 17 anos, ações de segunda dose e de dose reforço. 



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190