depois da licitação

22 ruas e avenidas de Santa Maria vão receber melhorias na iluminação

Em agosto, prefeitura abre uma licitação para dar início ao serviço

da redação

Foto: Deise Fachin (Prefeitura/ divulgação)
Detalhes do projeto e da licitação foram divulgados nesta terça-feira

A prefeitura de Santa Maria anunciou, nesta terça-feira, que 22 ruas e avenidas da cidade que vão receber melhorias na iluminação pública. O investimento na iluminação faz parte do Plano de Remodelação, Qualificação e Expansão da Iluminação Pública de Santa Maria. 

Os detalhes do projeto foram explanados pelo secretário chefe da Casa Civil Guilherme Cortez, secretário de Finanças Mateus Frozza, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Francisco Severo em conjunto com o prefeito Jorge Pozzobom e vice-prefeito Sergio Cechin, no auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) em uma coletiva de imprensa.

Serão investidos R$ 3.499.000 no projeto e uma licitação, cujos detalhes  já estão disponíveis no site da prefeitura, que será aberta no dia 15 de agosto. Os recursos investidos são do Fundo Municipal de Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Fumcip). Conforme o Secretário de Finanças, Mateus Frozza, este valor vem da conta de energia das residências, do comércio e do poder público. O município arrecada cerca de R$ 750 mil mensais

A maioria das luminárias nas vias e espaços públicos foram instaladas há mais de 30 anos. A instalação de novas luminárias proporcionará maior qualidade de luminosidade e redução de consumo de energia elétrica.

VÍDEO: estudante cria protótipo para substituir carroças e carrinhos de catadores

DEFINIÇÃO DAS RUAS
Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Francisco Severo, a definição dos pontos que receberão os novos kits se deu por meio do levantamento feito conforme o Plano Diretor e de Mobilidade. 

- A contagem do número de veículos e de pedestres que passam pelas ruas foi o fator determinante para estabelecermos este critério da intensidade da luminosidade nas vias. As luminárias em LED nos dão uma eficiência com a economia e, a reutilização das lâmpadas das principais avenidas que são de vapor de sodio com 4400w, vamos fazer uma reciclagem e reinstalar em avenidas de bairros periféricos, melhorando a qualidade da iluminação e levando o que já tem para os Distritos - explica Severo.

Isso quer dizer que além das ruas e avenidas, os Bairros, praças e Distritos serão beneficiados pelo projeto com a transferência de luminárias das vias centrais melhorando a iluminação em diversas localidades que sofrem com a escuridão.

QUESTÃO DE SEGURANÇA
Para o Tenente Coronel Jacob Pinton, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), a questão da iluminação pública é essencial para a qualidade de vida do cidação, ele se sente mais encorajado a sair de casa, fomentar o comércio e participar dos eventos da comunidade.

- Essa conjugação iluminação pública e videomonioramento é uma receita de sucesso mundialmente, no momento que você tem as câmeras bem posicionadas e a iluminação compatível com o ambiente, temos um monitoramento real e a solução do crime. Existe uma redução real dos delitos quando há uma boa iluminação- relata Pinton.

Do número total, 100 luminárias virão com um dispositivo eletrônico que permitirão o telemonitoramento. A Central de Segurança que está sendo montada no prédio da Justiça Militar, poderá intensificar a luminosidade em tempo real em alguns pontos.

Ministério suspende contratos para produção de 19 remédios e vacina

O INVESTIMENTO 
O plano prevê intervenção em 2.052 pontos de iluminação, substituição de 1.377 luminárias, troca de lâmpadas antigas por novas (tipo led, com vapor de sódio e vapor metálico). A estimativa, conforme a prefeitura, é uma média de 115 luminárias substituídas por mês; otimização de 675 pontos de iluminação; correção das luminárias existentes com a troca de componentes (refletores, reatores, etc) para padronização e melhor luminosidade; média de 56 pontos de iluminação otimizados por mês e 100 luminárias com sistema de telegestão (possibilita controle, monitoramento e operação remota); mais iluminação em 22 ruas e avenidas, 62 praças e parques e 28 largos, triângulos, Calçadão, trevos e rótulas. 

Além disso, as luminárias retiradas das vias na Região Central serão realocadas e colocadas em novos pontos em bairros, vilas e distritos.

OS LOCAIS

  • Avenida Presidente Vargas                                                                      
  • Avenida Nossa Senhora da Medianeira
  • Avenida Governador Walter Jobim
  • Avenida Nossa Senhora das Dores até a Avenida Osvaldo Cruz
  • Avenida Fernando Ferrari
  • Avenida Diácono João Luiz Pozzobon
  • Avenida Ângelo Bolson
  • Avenida Rio Branco
  • Avenida Borges de Medeiros
  • Avenida Liberdade
  • Rua Serafim Valandro
  • Rua Duque de Caxias  
  • Rua do Acampamento 
  • Rua Alberto Pasqualini
  • Rua dos Andradas
  • Rua Euclides da Cunha
  • Rua Venâncio Aires
  • Rua Tuiuti
  • Rua Silva Jardim
  • Rua Floriano Peixoto
  • Rua Doutor Bozano
  • Rua Benjamim Constant


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190