covid no interior

12 cidades ao redor de Santa Maria já registram infecções por coronavírus

Em Formigueiro, em menos de um dia, oito casos foram confirmados

18.398
Foto: Foto: prefeitura de Santiago
Sanitização na Praça Moisés Viana, em Santiago, feita pelo Exército

Foto: prefeitura de Santiago
Sanitização na Praça Moisés Viana, em Santiago, feita pelo Exército

Em menos de 24h, entre esta segunda e terça-feira, a prefeitura de Formigueiro confirmou que oito pessoas estão infectadas por coronavírus no município. Cinco delas, de acordo com o secretário de Saúde, Luis Gustavo Maia Machado, são da mesma família. Três delas, ainda, são servidoras públicos que trabalham na área da saúde.  

- Todos os infectados moram em Formigueiro, porém, no primeiro caso que tivemos confirmação, a pessoa foi contaminada fora da cidade. Estamos testando todos os profissionais do posto de saúde e, nos próximos dias, devem ser confirmados novos casos. A prefeitura quer estabelecer novas medidas de combate e prevenção - diz Machado. 

Os pacientes estão em isolamento domiciliar e passam bem. 

COVID-19 AVANÇA PELO INTERIOR
Em 21 de abril, o Diário publicou uma matéria na qual foi constatado que, dos 38 municípios da Região Central, sem contar Santa Maria, 35 ainda não haviam registrado casos de coronavírus. Na ocasião, apenas Santiago, São Gabriel e Nova Palma tinham confirmações de infecção. Entretanto, passados 29 dias, quase um mês, o número de municípios que tem cidadãos com a doença subiu para pelo menos 13, ou seja, mais que quadruplicou. Ao todo, são 46 infectados.

O processo de avanço do coronavírus para as cidades do interior é visto como natural pela médica infectologista Jane Costa. Segundo ela, o aumento de número de casos era esperado. Dois fatores contribuem para o crescimento, conforme a especialista: o maior número do número de testes disponíveis e as viagens de pessoas de outras cidades para esses locais.

- Nós estamos vivendo um reflexo do que foi feito há, mais ou menos, 14 dias, quando o pessoal começou a viajar para o Dia das Mães. É uma fase de subida, natural. A ideia de que o interior não iria se contaminar é errada. Basta chegar uma pessoa infectada, e o risco passa a existir - diz a médica.

Prefeitura vai instalar placas de trânsito para acabar com aglomeração em avenida em Santiago

RESTINGA SÊCA
Na manhã desta terça-feira a prefeitura de Restinga Sêca confirmou o quinto caso positivo da Covid-19. Trata-se de um idoso de 61 anos, que está internado em um hospital de Santa Maria, em estado estável. O caso não está ligado aos outros quatros confirmado anteriormente. A primeira infecção na cidade foi confirmada em 7 de maio.

Famílias de estudantes recebem kits de alimentação do governo estadual

SANTIAGO
Os casos confirmados de coronavírus em Santiago chegam a oito. O secretário municipal de Saúde, Éldrio Machado afirma que, desse total, sete já são considerados recuperados. Ainda na segunda-feira, três novos casos foram adicionados ao boletim epidemiológico. Dois deles são referentes a um casal que estava em Fortaleza e outro de um jovem de 18 anos. Os diagnósticos foram feitos por meio de testes rápidos. Nenhum deles apresentou sintomas. Os três, apesar de serem considerados curados, seguem em monitoramento e isolamento domiciliar, segundo Machado.

O único caso que ainda está em recuperação é de um idoso de 63 anos. Ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital do município e respira por meio de aparelhos. O paciente, que é de Santiago, voltou de Manaus com sintomas.

Ainda segundo o secretário, os oito casos são importados, ou seja, foram adquiridos em outra localidade.

CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS NA REGIÃO CENTRAL

  • Santiago - 8
  • Formigueiro - 8
  • Júlio de Castilhos - 7
  • São Gabriel - 7
  • Restinga Sêca - 5
  • São Sepé - 4
  • Cruz Alta - 3
  • Rosário do Sul - 1
  • Paraíso do Sul - 1
  • Nova Palma - 1
  • Jaguari - 1
  • Caçapava do Sul - 1 

*Atualização feita pela reportagem do Diário até as 16h desta terça-feira
** Os números de casos confirmados divulgados pelo Estado divergem dos informados pelo município porque nem todos os testes realizados em laboratórios privados são contabilizados pela Secretaria Estadual de Saúde

*Colaborou Rafael Favero


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190