arroio grande

Ônibus escolar altera caminho por más condições de ponte

Prefeitura de Santa Maria afirma que estrutura deve ser a próxima a receber melhorias

18.305
Foto: Fotos: Pedro Piegas (Diário)

Fotos: Pedro Piegas (Diário)

A rede municipal de ensino retomou as aulas na última segunda-feira, mas para os pais de três alunos da pré-escola de Arroio Grande a volta das atividades letivas também envolve uma mudança na rotina, já que a ponte de acesso à região em que moram, não permite a passagem do ônibus escolar. Conforme a dona de casa Tauana Morais, 26 anos, a ponte de madeira da Estrada de Invernadinha está em péssimas condições e é perigosa a passagem de veículos, ainda mais os pesados, como um ônibus.

Ela é mãe de Ágatha, de 4 anos, e passa com a menina a pé pela ponte e vai até outro local para que a menina possa embarcar no transporte. Tauana diz que sabe de um caminho alternativo que o ônibus pode fazer, que amplia o percurso em quatro quilômetros por dia (dois na ida e dois na volta), mas que a prefeitura não teria liberado essa alteração.

Veículo furtado é recuperado pela PRF em Santa Maria

- Não dá muita diferença, não sei porque não deixam o motorista fazer esse outro caminho - indaga a mãe.

O agricultor Claudio Roberto Budel, 46 anos, passa com o trator e com a caminhonete pela ponte, cerca de duas vezes por dia. Contudo, ele admite que "compra o risco" ao utilizar a estrutura e opina que é melhor o motorista do transporte escolar não utilizar a ponte. Ele diz que "são crianças, são vidas de crianças. Não tem como garantir que não vai cair (a ponte)".

Ele conta que a última manutenção da estrutura foi feita pelos moradores da comunidade e que há cerca de quatro meses, após uma enchente, que a situação ficou precária. Budel conta que a prefeitura informou que a estrada e a ponte estão no cronograma de reparos, mas não deu data para o serviço.

EM BREVE
O Executivo respondeu ao Diário, por nota, que "a ponte de Invernadinha deve ser a próxima a receber melhorias depois que forem concluídas as recuperações de outras duas travessias". As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, segundo a prefeitura, estavam atuando em pontes do distrito de Boca do Monte até este domingo. 

Semana será de manhãs geladas e tardes quentes em Santa Maria

Quanto a alteração do trajeto do transporte escolar, a administração central diz que é necessário fazer um aditivo contratual, que precisa ser avaliado junto à Secretaria de Educação. Para isso, é preciso encaminhar pedido à pasta e com os dados de mudança do percurso um novo cálculo de gastos é feito. Apenas depois dessa etapa é possível estimar custos e se a prefeitura terá como arcar com o novo valor.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190