cidadania

VÍDEO: voluntários arrecadam e distribuem materiais escolares em Santa Maria

A iniciativa começou a partir de um pedido de jovens cujas famílias não tinham condições de comprar todo o material

18.398

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Da vontade de contribuir com a educação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, o pedreiro azulejista Augusto Panzenhagen, 37 anos, e a acadêmica de enfermagem Ana Paula Zanoelo, 34, tiveram a ideia de arrecadar materiais escolares e distribuir a quem precisa.


Feriado de Carnaval pode ter pancadas de chuva em Santa Maria

A iniciativa teve início no ano passado, durante um encontro do time de futebol do Projeto Futuro, do qual Ana Paula e Augusto eram voluntários. Na ocasião, alguns estudantes pediram ajuda com material escolar. Comprometido com a causa, Augusto passou a usar as redes sociais para conseguir mochilas, que, às vezes, vem com os materiais.

- Quando não recebemos materiais, compramos com recursos pessoais para não deixarmos nenhuma criança sem recebê-los. Buscamos as doações na casa das pessoas que se dispõem a colaborar. Só nesse ano, percorri alguns quilômetros arrecadando as contribuições, em, ao menos, seis bairros da cidade, além do Distrito de Boca do Monte - conta o azulejista, que hoje é voluntário dos times de futebol União e Peñarol.

A montagem dos conjuntos é feita por Ana Paula. Nesse pacote de solidariedade, ela coloca mochila, cadernos, lápis, caneta, borracha, cola, lápis de cor, apontador e estojo.

- Estamos engajados nesta iniciativa porque acreditamos que, por meio da educação, podemos ajudar crianças a superarem dificuldades e garantirem um bom futuro, independentemente da realidade social na qual estão inseridas - explica a estudante.

SOLIDARIEDADE
Em 2019, o objetivo dos idealizadores era de doarem 15 kits escolares e, com a receptividade de vários interessados em ajudar, foram distribuídos mais de 40. Neste ano, as doações aumentaram. A meta de 50 conjuntos se transformou em 101 entregas, até a finalização dessa reportagem. 

Desta forma, 27 kits foram direcionados à Associação de Reciclagem Seletivo Esperança (Arsele), e para outros bairros da periferia de Santa Maria.

FOTOS: atrações nacionais e internacionais passam pelo palco do MorroDália

A dona de casa Jocasta Marinho de Oliveira ficou feliz e aliviada por conseguir os materiais que faltavam para o filho poder cursar o ano letivo:

- Ele estava sem mochila e tinha apenas um caderno. Graças a Deus, ganhamos o material.

Augusto deseja levar adiante a ideia:

- Convidamos a todos para se agregarem a essa campanha. Tenho certeza que através da educação mudaremos o mundo.

Quem quiser contribuir com a doação de materiais escolares pode entrar em contato por duas formas: 

*Colaborou Gabriele Bordin


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190