diferentes áreas

VÍDEO: UFSM vai levar aulas pela rádio e TV para alunos da Educação Básica

Iniciativa é para ajudar aqueles estudantes que não têm acesso à internet

18.398
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Oferecer conteúdos didáticos a estudantes da Educação Básica que não têm acesso à internet: esse é o principal objetivo do projeto UFSM em Rede, lançado pela instituição durante o Descubra 2020 nesta semana. As aulas serão veiculadas pelos canais da TV Câmara e TV Campus e pelas emissoras de rádio (veja abaixo).


Os programas, em formatos de vídeo-aulas, podcasts, rodas de conversas e entrevistas, foram gravados por professores de diferentes áreas da universidade, juntamente com bolsistas e professores da rede básica. Além da transmissão pela rádio e TV, os materiais ficarão armazenados no site do Nucleo de Tecnologia Educacional (NTE). As produções foram gravadas pelo NTE nos estúdios e também em algumas áreas específicas, como o Jardim Botânico.

- A função do núcleo é facilitar a produção dos materiais didáticos dos professores, que nem sempre têm facilidade com esse processo tecnológico. Temos uma equipe multidisciplinar para auxiliar na gravação e criação do roteiro. Por causa da pandemia, fazemos o agendamento com os professores, que usam nosso estúdio ou ambientes externos para gravar - afirma o diretor do NTE, Paulo Colusso. 

VÍDEO: projeto leva o espírito natalino para alunos da Chácara das Flores

O projeto é coordenado pelo Centro de Educação da UFSM, em parceria com a Secretaria de Educação de Santa Maria e Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. A iniciativa surgiu a partir de relatos de dificuldades de professores da rede básica em conseguir levar conteúdos didáticos aos estudantes, principalmente àqueles que não possuem acesso aos ambientes virtuais, como explica a coordenadora do projeto, professora Regina Ehlers Bathelt:

- A ideia sempre foi produzir conteúdo que pudesse ser multiplataforma, materiais que pudessem estar na internet, para acessar a qualquer momento, mas principalmente que pudessem chegar naqueles alunos com dificuldade de acompanhar as aulas virtuais. A partir de reuniões com as secretarias municipal e estadual, começamos um projeto que procurou aproveitar diferentes produções de professores na universidade. 

A ação tem uma via de mão dupla, à medida que ajuda na divulgação científica daquilo que é produzido na UFSM, e também é uma transferência de conhecimento. 

- No momento em que a UFSM completa 60 anos, temos muito orgulho em anunciar o lançamento deste projeto, que reforça o nosso compromisso e esforço em estar junto da comunidade, ainda mais nesta situação de pandemia que vivemos - reitera o reitor Paulo Burmann. 

Os programas ainda não têm data para estreia. A estimativa é que comecem a ser divulgados a partir do início de janeiro. A maioria das gravações ainda estão em fase de finalização. 

EMISSORAS DE RÁDIO
As rádios que devem ser parceiras na transmissão dos conteúdos:

  • Rádios Universidade AM e 107.5 FM (Santa Maria)
  • Comunitária 87.9 (Frederico Westphalen)
  • Palmeira 740 AM (Palmeira da Missões)
  • Avenida FM (Erval Seco)
  • Nativa 87.9 FM (Erval Seco)
  • Taquaruçu FM (Taquaruçu do Sul)
  • Cultura 87,9 FM (Palmitinho)
  • Sociedade Seberi (Seberi)
  • Integração (Jaboticabal)
  • Cidade 87.9 FM (Tenente Portela)

*Colaborou Janaína Wille


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190