ensino superior

VÍDEO: UFSM adota formaturas pela internet e em gabinete durante a pandemia

Alunos que concluírem a carga horária do curso de forma online podem solicitar a formatura, que pode acontecer por webconferência

18.398
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Formatura da Medicina, em 7 de maio, já ocorreu de forma online

Com as atividades presenciais suspensas desde o dia 16 de março, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) segue com aulas, só que pela internet. Como há alunos que concluíram ou devem concluir em breve a carga horária do curso, a instituição publicou uma normativa na semana passada que autoriza a formatura por webconferência para todas as áreas durante a pandemia do coronavírus.


Além da formatura virtual, há a opção de realizar a formatura em gabinete, que é presencial, mas com o máximo de dois alunos. Conforme a pró-reitora de Graduação, Martha Adaime, não há um período limite para as formaturas, que poderão ocorrer ao longo do semestre, assim que os estudantes concluírem todas as disciplina pelo Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede).

- A gente acha que o nosso estudante precisa ir paro mundo, para o mercado de trabalho, assim que ele puder. Se integralizou todo o conteúdo, e quiser fazer uma formatura de gabinete imediatamente, pode ser feito. Com o Rede, alguns alunos podem terminar as horas necessárias antes de outros colegas da mesma turma. Não é necessário esperar que a turma toda conclua para ocorrer a formatura - explica. 

VÍDEO: escola faz carreata e passa pelas casas dos professores com homenagens

Não há número mínimo ou limite de vagas para a formatura por webconferência. É necessário solicitar a cerimônia com duas a três semanas de antecedência, para ser feito o agendamento de data e para que sejam tomadas providências com a documentação. As formaturas pela internet são transmitidas ao vivo pela UFSM através no canal do Farol.

- Quando são um ou dois alunos se formando, a gente sugere que seja feita a formatura de gabinete, que é mais rápida. Na cerimônia pela internet, há a presença virtual de autoridades, como o reitor, e permitimos a presença de orador, patrono e paraninfo em um mesmo ambiente dentro da universidade e com os trajes típicos de formatura. Mas, isso só ocorre caso a turma queira, não é obrigatório, podem todos estar em casa - destaca Martha. 

Para realizar a formatura, é necessário que o aluno entre em contato com a coordenação do curso, que aciona a Pró-Reitoria de Graduação e, então, a data é agendada. Após a formatura, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) manda um e-mail para o aluno com o agendamento de uma data e um horário para a retirada do diploma junto ao órgão, para que não haja aglomeração. A confecção dos diplomas vai respeitar uma ordem de prioridades (veja abaixo). 

ESTÁGIOS
Ainda segundo a pró-reitora, cerca de 1 mil alunos costumam se formar anualmente no final do primeiro semestre. Em 2020, o número de estudantes aptos a realizaram a formatura deve ser pouco menor, pois muitos estudantes não conseguiram realizar seus estágios obrigatórios. 

Mais quatro instituições estão autorizadas a retomar aulas presenciais

- Por enquanto, os estágios só puderam ocorrer remotamente, então alguns alunos não conseguiram fazer. Mas, cada área está estudando para ver se libera os estágios ou não, até para não descaracterizar os campos de estágio que são práticos e são de suma importância para a conclusão do curso. 

ENFERMAGEM JÁ TEM DATA MARCADA
A formatura online não é novidade na UFSM. No dia 7 de maio, uma turma da Medicina já colou grau por webconferência. Na época, estava em vigor uma normativa voltada aos cursos da área da saúde. Esse novo documento respalda as formaturas pela web em todos os cursos.

A próxima cerimônia marcada é da turma de Enfermagem, que vai ocorrer às 10h30min do dia 16 de julho. Serão 16 formandos que concluíram 100% do curso. As autoridades (reitor, coordenadora do curso, paraninfo e patrono) estarão na UFSM, assim como os alunos oradores e juramentistas. Já os demais, em casa.


Foto: Arquivo Pessoal
Parte da turma de Enfermagem que vai se formar por webconferência

A formanda de Enfermagem Hentielle Feksa Lima, que será uma das oradoras, conta que a turma havia se programado para realizar uma colação de grau e festa, mas, por causa da pandemia, não vai ser possível neste momento. 

- Temos um contrato com uma empresa, e pensamos em fazer a festa futuramente, depois que a pandemia passar. No início, ficou um sentimento de frustração, mas entendemos a importância do nosso papel neste momento difícil, queremos dar um retorno para a sociedade - afirma Hentielle. 

QUE DIZ A NORMATIVA DA UFSM

Formatura por webconferência

  • A formatura por Webconferência ocorrerá em aplicativo de Hangouts Meet, disponibilizado pelo G-Suite coorporativo da UFSM, em tempo real, acessado e gravado por e-mail institucional (Google Drive), cuja ata será lavrada por todos os presentes mediante função de conversação (chat), disponibilizado pelo próprio aplicativo
  • É de responsabilidade do(a) acadêmico(a) manifestar a sua presença na formatura por imagem e manifestação no chat
  • Caso não possa se fazer presente na formatura por Webconferência, é de responsabilidade do(a) acadêmico(a) nomear um(a) procurador(a) para  representá-lo e comunicar a Coordenação do Curso, com, pelo menos, 2 (dois) dias de antecedência da data da formatura

Formatura de gabinete

  • Poderá ser realizada formatura de gabinete, com presencialidade física e agendamento prévio, desde que com a participação de, no máximo, dois  formandos (as), coordenador (a) do curso e secretário (a) de curso
  • Deverá ser respeitado o uso de equipamento de proteção individual (máscara), higienização do ambiente, disponibilização de álcool em gel e manutenção do distanciamento de 1,5 metro entre pessoas
  • Poderá ocorrer nas dependências da secretaria de curso, sala de aula ou no Departamento de Registro e Controle Acadêmico

PRIORIDADE PARA RETIRADA DE DIPLOMA NO DERCA

  1. Diplomas de cursos da área da saúde
  2. Diplomas justificados para serem utilizados em instituições externas, fora do país
  3. Diplomas exigidos para posse em concurso ou participação em seleção, conforme justificativa no processo de pedido de urgência
  4. Demais pedidos solicitados e justificados como urgentes
  5. Casos não urgentes de diplomas e demais solicitações de documentos serão atendidos no final da ordem de prioridade descrita

*Colaborou Janaína Wille


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190