novas habilidades

VÍDEO: projeto social leva aulas de equoterapia a alunos de Santiago

Atividades com cavalos ajudam na mobilidade e no desenvolvimento emocional das crianças

18.357
Foto: Foto: Divulgação


Foto: Divulgação 

O município de Santiago tem aulas de equoterapia de graça para um grupo de estudantes da rede municipal de ensino. Com a ajuda dos animais, as crianças conseguem melhorar a mobilidade e também o emocional, desenvolvendo confiança e superando medos. As aulas são para alunos de baixa renda com alguma deficiência ou transtorno de aprendizagem.

As atividades ocorrem no Centro de Equitação Cristal e começaram em maio deste ano. São 20 alunos contemplados, entre 4 e 13 anos, a partir da indicação das escolas.

- São crianças que possuem alguma deficiência física ou mental, alguma síndrome, dificuldade de aprendizado, hiperatividade ou espectro autista. Elas precisam de um acompanhamento diferenciado e a equoterapia ajuda muito - explica a educadora especial Tanise Monteiro. 

Inscrições para Jornada de Literatura Infanto Juvenil vão até quarta-feira

Mais que um curso terapêutico, a equoterapia é uma metodologia educacional que utiliza a montaria de cavalo com a interdisciplinaridade das áreas da saúde, educação e equitação. Durante as atividades, o cavalo é usado como uma "ferramenta" facilitadora do processo terapêutico. A movimentação marca o vínculo de confiança entre o paciente, o animal e o profissional. 

- Nestes meses, já percebemos melhora significativa em alguns aspectos dos alunos, como autonomia, tolerância à frustração, socialização, superação dos limites... É tudo um processo. Porque não é só montar no cavalo e dar um passeio. A criança cria um vínculo com o animal, precisa conquistá-lo, dar comida e superar seus próprios medos - afirma Tanise.

COMO SURGIU
O Centro de Equitação Cristal foi construído pela família da juíza Cecília Bonotto. O filho dela, de 10 anos, estava começando a treinar hipismo e o espaço foi construído para que ele seguisse praticando. Só que a família quis compartilhar o local também com a comunidade de Santiago, e foi assim que surgiu o projeto social. Além das crianças da rede municipal, o Centro de Equitação oferece aulas gratuitas de equoterapia também à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

- Nós queríamos muitos abrir essa estrutura ao público, especialmente neste momento de pandemia. Então, esperamos os índices da pandemia baixarem um pouco. É uma atividade que traz um bem-estar social imenso, é uma atividade ao ar livre. Com as crianças muito tempo em isolamento, certamente é muito benéfico a elas - destaca Cecília. 

CENTRO DE EQUITAÇÃO CRISTAL

  • Endereço - Rua José Coronel Matos, nº 1, Bairro Belizário
  • Contato - (55) 99965-1823
  • Instagram: @centroequitacaocristal
  • É possível agendar aulas particulares de hipismo e equoterapia
  • Os alunos que podem receber aulas de equoterapia pelo projeto social são indicados pela Secretaria Municipal de Educação


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190