Na UFSM

VÍDEO: poeta do 'Encontro com Fátima' é presença em evento de volta às aulas

Cearense Bráulio Bessa falou sobre o papel do professor, da escola pública e da poesia

Natália Müller Poll
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Braulio Bessa emocionou o público santa-mariense

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Poeta lotou o Centro de Convenções da UFSM

Um palestrante de renome nacional arrancou sorrisos e lágrimas de professores e servidores da rede municipal, no evento que marcou a preparação para a volta às aulas, que ocorrerá nesta quarta e quinta-feira nos colégios do município. A atração surpresa da tarde desta terça foi o poeta e escritor Bráulio Bessa, que conversou por cerca de duas horas no Centro de Convenções da UFSM, que estava lotado - o número de público presente não foi divulgado, mas o espaço comporta mais de 1 mil pessoas.

Até sexta, candidatos podem se inscrever em dois cursos de graduação em Santa Maria

Bessa é um poeta que, semanalmente, apresenta suas escritas em forma de cordéis, no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, que serviu como vitrine para apresentação do seu trabalho ao Brasil todo. Hoje, além do programa, o cearense conta com quatro livros publicados, agenda lotada de palestras e mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais.

ASSISTA AO VÍDEO


O escritor ganhou o carinho do público quando participou do Encontro para falar sobre cultura nordestina. Na ocasião, ele pediu licença para declamar uma das suas poesias, o que acabou conquistando o coração da âncora do programa.

Liniker e os Caramelows anunciam separação após cinco anos de sucesso

O poeta contou um pouco da sua vida ao público presente no Centro de Convenções da UFSM. Além de apresentar seu caso de sucesso, ele tratou como foco a importância do professor na formação e decisões dos indivíduos. Profissionais da educação se emocionaram ao saber que foi uma professora de escola pública a primeira pessoa a incentivar Bráulio a seguir seu sonho de ser poeta.

- Certo dia, minha professora perguntou para a classe o que queríamos ser quando adultos. Todos souberam responder, menos eu. Antes de ir embora, ela me alertou de que eu deveria pensar em algo do qual eu gostasse muito. Chegando em casa, lembrei que gostava muito de ler poesia. Peguei meu livro preferido, li em voz alta e logo criei meu primeiro cordel - diz Bessa à plateia.

Segundo ele, a professora marcou sua vida ao incentivá-lo com a poesia.

- Devo tudo a ela - conta o poeta.

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Bessa emocionou o público santa-mariense

IMPACTO TRANSFORMADOR 
É assim que ele chama o poder da poesia. Ainda em tom emocionado, o escritor conta sobre a experiência de ter salvado a vida de uma senhora, que tinha depressão e sofria muito com a doença, mas que um dia resolveu lutar pela vida, ao assistir sua declamação no programa Encontro com Fátima Bernardes. O cordel versava sobre a vida e seus recomeços. 

Segundo Bráulio, esse momento trouxe reflexões acerca dos assuntos a serem abordados pelos textos que se seguiram.

- Eu tive a oportunidade de escrever sobre inúmeros assuntos. Cada semana, eu abordava um diferente no programa. Foi por causa disso que meu conteúdo chegou a tantos públicos distintos. Meu sonho era acessibilizar a poesia, e consegui - comemora.


Escritor abordou a importância do professor na formação e decisões dos indivíduos
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

RECONHECIMENTO
Bráulio Bessa faz parte do programa da Fátima Bernardes há pelo menos 5 anos. De lá pra cá, além de oferecer acesso fácil à poesia de cordel, ele realizou o sonho de publicar livros, que vieram a entrar na lista de mais vendidos do site Amazon. Além disso, segundo ele, seus conteúdos no site Gshow são os mais acessados e suas participações no Encontro sempre rendem picos de audiência.

Ao final da palestra, o cearense foi aplaudido de pé. Sempre bem humorado, atendeu a todos os professores e servidores que aguardavam para fazer vídeos e fotos com ele. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190