carinho

VÍDEO: no Dia do Professor, pais e alunos homenageiam na internet os profissionais

A estudante Ébony parabenizou seu professor preferido em uma chamada de vídeo emocionante

18.406
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Da mesma forma como as atividades escolares têm sido realizadas neste ano, as homenagens ao Dia do Professor também estão sendo feitas de forma online. O WhatsApp, mesmo aplicativo que tem deixado os educadores ocupados e trabalhando nos três turnos, agora, é utilizado para que os alunos possam demonstrar todo o carinho e gratidão aos seus mestres. 

A nossa equipe acompanhou uma ligação de vídeo reunindo a aluna do Colégio Fátima, sua mãe, seu pai e o seu professor preferido. Ébony Oliveira Zaccani, 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, conversou, emocionada, com Fabrício Freire de Avila, que leciona as disciplinas de Ciências. A estudante agradeceu pelo esforço e empenho do educador nesse momento de pandemia, em que é preciso que os profissionais desenvolvam novas habilidades e aprendam a operar novas tecnologias.

Escolas estaduais podem retomar aulas presenciais a partir do dia 20 de outubro

-­ A gente agradece muito por tudo que vocês estão fazendo, todo o trabalho que estão tendo para elaborar as aulas e as dinâmicas. A gente está com muita saudade e está esperando pela volta das aulas -­ disse a estudante ao professor.

Para o professor Fabrício, a convivência diária com os alunos têm feito muita falta:

-­ Este ano está sendo difícil, mas a gente tenta não passar isso para os alunos. E buscamos estar sempre em contato. Lembro que, no ano passado, tivemos uma palestra em que uma aluna falou que a pessoa é feliz quando recebe, no mínimo, 30 abraços por dia. Eu falei que eu era feliz porque recebia, no mínimo, 50 abraços por dia. E, agora, nenhum. A tecnologia veio para nos aproximar e dar continuidade na educação -­ conta emocionado o professor.

Lucila Gavioli Santi, professora de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon, conta que o dia 15 de outubro, neste ano, terá um significado ainda mais especial:

- Neste ensino remoto, junto com as atividades totalmente em branco, veio um recado de uma aluna minha: "profe, eu não entendo nada sem ter a senhora explicando para a gente". Ao mesmo tempo que me cortou o coração por estar acontecendo isso com a criança, eu fiquei muito orgulhosa da minha profissão, porque, finalmente, fui valorizada como indispensável -disse Lucila.

Além do Politécnico, CTISM também poderá ter sorteio como forma de ingresso em 2021

ENTIDADES 
Os sindicatos que representam os professores também se manifestaram quanto ao dia comemorativo. Para Rafael Torres, representante do 2º núcleo do Cpers/Sindicato, a busca constante dos educadores das redes públicas é por valorização da profissão e melhores estruturas de trabalho. Além disso, Torres comenta sobre a discrepância salarial entre profissionais do mesmo nível de ensino.   

-­ Apesar das dificuldades, o brilho no olho e a dignidade que os colegas trazem para sustentar ainda uma educação de qualidade no Rio Grande do Sul é o que nos motiva, uma vez que estamos aqui por escolha própria e porque temos aptidão para isso. Não vamos desistir, vamos lutar para trazer dignidade para nossas famílias e alunos -­ afirma o coordenador do 2º Núcleo do Cpers.

Conforme a representante do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), Martha Najar, esse momento de pandemia tem mostrado cada vez mais a importância dos professores. Segundo ela, os educadores têm se reinventado e estão comprometidos com o ensino dos alunos. 

Projeto itinerante leva livros a 53 escolas de Santa Maria

-­ Os professores tiveram que aprender novas formas de se comunicar com seus alunos, dobraram e até triplicaram suas jornadas de trabalho. Os professores municipais de Santa Maria, mais uma vez, provam a sua capacidade enquanto profissionais, com competência e compromisso -­ conta Martha.

ATIVIDADES

Cpers

  • Os núcleos do Cpers/Sindicato farão visitas às coordenadorias do Estado. Também entregarão um termo de responsabilidade ao governador Eduardo Leite, pedindo que o chefe do Executivo gaúcho se responsabilize pelas "condições sanitárias, estruturais e de recursos humanos para o retorno às aulas presenciais, bem como pela segurança, a saúde e a vida dos educadores(as) e educandos(as)" 

Sebrae 

  • Já o Sebrae RS terá uma programação especial em comemoração à data. Haverá uma live, nesta quinta-feira, a partir das 18h25min, com dicas de autocuidado, participação de um humorista, de um professor empreendedor e uma psicóloga. As conversas vão até as 20h. Os interessados podem se inscrever pelo link bit.ly/liveser-professor


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190