adaptação

VÍDEO: no Dia do Estudante, alunos contam como se adaptam à nova rotina

Neste ano, por conta da pandemia, data será comemorada longe da sala de aula

Laíz Lacerda
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: arquivo pessoal
Estudante do sétimo semestre de Odontologia, Otto Barros se adapta a nova rotina de estudos devido à pandemia do coronavírus 

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, milhares de alunos, das redes pública e privada, comemoram o Dia do Estudante, celebrado nesta terça-feira, de forma diferente. Longe das salas de aula e da convivência diária com colegas e professores, eles precisaram adaptar a rotina com os cuidados necessários para enfrentar a Covid-19. 


UFSM define data para começo do segundo semestre

Há cinco meses, o sofá da sala e a mesa da cozinha, são companheiros destes estudantes, que, remotamente, assistem às aulas na tela do computador ou do celular, na esperança de aproveitar todas as oportunidades e não perder o ano letivo.

Foto: Pedro Piegas (Diário)
No sofá da sala e na mesa da cozinha os irmãos Sofia e Bernardo de Souza acompanham os conteúdos enviados remotamente pelos professores 

E, neste novo modelo de estudo, o aprendizado coletivo começou a fazer parte da agenda de santa-marienses de todas as séries.

Os irmãos Sofia e Bernardo de Souza, de 14 e 13 anos respectivamente, aprenderam a driblar as dúvidas que aparecem após cada novo conteúdo. Além do mais, um conta com o outro para otimizarem os estudos.

No último ano do Ensino Fundamental, Sofia ajuda e orienta o irmão que está no oitavo ano.

- Como eu estou à frente dele, costumo ajudá-lo quando ele tem alguma dificuldade - explica Sofia.

Já para a estudante do oitavo ano Marybel Fernandes Matos, 14 anos, a nova rotina trouxe grandes desafios. Segundo ela, o ensino a distância é bom, porém em alguns momentos é muito difícil compreender os conteúdos:

- Muitas vezes, tenho que pedir ajuda para meus amigos ou recorrer à internet, já que não ter o professor presente, fisicamente, dificulta o aprendizado.

Confira quais cursos e graduações podem ser realizados na modalidade EAD

Conforme Bernardo, logo que as aulas foram suspensas e o conteúdo começou a ser enviado de forma virtual, as dificuldades começaram a aparecer:

- Estudar na escola é melhor. Em casa, acabo tendo um pouco de preguiça, e ter concentração é mais difícil. Sem falar na saudade que sinto dos amigos e de alguns professores.

Neste Dia do Estudante, não são apenas esses desafios que preocupam. Para Marybel, esse período tem prejudicado principalmente aqueles que não têm condições de ter acesso às atividades via internet e quem possui dificuldades de aprendizado:

-É muito mais difícil de estudar dessa maneira. Espero que, no próximo ano, tudo volte ao normal. No entanto, a readaptação não será fácil também.

Prefeitura abre inscrições para vagas de estágio em Santa Maria

O próximo ano também é uma preocupação de Sofia, que irá iniciar o Ensino Médio.

- Além de ter que revisar os conteúdos deste ano, terei novas matérias e novos desafios.

Para o estudante do sétimo semestre de Odontologia Otto Ferraz Barros, 20 anos, que também precisou mudar a rotina de estudos, a pandemia também trouxe alguns pontos positivos, mesmo que poucos:

- Acredito que tivemos uma ressignificação do estudo, sobre o que é o aprender. Já que revolucionou toda a estrutura estudantil. 

Campanha arrecada 67 bolsas de sangue com ajuda da comunidade local

ORIGEM
O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto desde o ano de 1827. A data foi sugerida por D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil. No mesmo dia, ele autorizou a criação das duas primeiras faculdades de Direito do país, a de Olinda, em Pernambuco, e a do Largo do São Francisco, em São Paulo. E é por isso que na mesma data, celebra-se o Dia do Advogado.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190