a timeline da terra

VÍDEO: menino autista lança livro sobre a história da Terra

Cauã Toniolo Soares, 12 anos, usa fatos históricos e algumas teorias criadas por ele mesmo em uma viagem literária desde a idade da Pedra até os dias atuais

18.297
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

A paixão pela história levou o santa-mariense Cauã Toniolo Soares, de apenas 12 anos, a reunir os principais acontecimentos da Terra, desde a Idade da Pedra até um possível futuro, no livro A Timeline da Terra. O menino foi diagnosticado com autismo leve há dois anos e, com dificuldades de se adaptar em uma nova escola, escreveu a obra como uma forma de aprendizado. O lançamento será feito nesta quarta-feira, na clínica de educação especial Mundo Novo, das 18h30min às 20h30min.

O processo de criação literária aconteceu durante o ano passado, quando Cauã tinha 11 anos. Para formar os oito capítulos, cada um dedicado a um período histórico, o menino utilizou muita pesquisa para contar os fatos e, para responder algumas dúvidas não explicadas, criou algumas teorias - tudo isso em cerca de 15 dias: "A Timeline da Terra explica todos os acontecimentos aos meus olhos, por isso pode ser diferente do que você pensa", já adianta o autor da obra.

- Eu decidi fazer o livro por causa da escola, que tinha uns livros bem mais ou menos, então, quis fazer um livro com a minha opinião - conta Cauã.

VÍDEO: podcast marca oito anos do incêndio da boate Kiss

Atualmente, o jovem mora com a família no litoral, mas fez questão de lançar o livro em Santa Maria, onde foi diagnosticado e tratado, além de ter recebido todo o apoio da educadora especial Cristiane Kubaski, 45 anos, proprietária da Mundo Novo.

- Para nós foi um prazer muito grande, porque acompanhamos todo o processo e vimos o potencial dele - comenta Cristiane.

A mãe "azul", como são chamadas as mães de crianças autistas, Luciane Silveira Toniolo, 57 anos, não esconde o orgulho e o sorriso estampado no rosto visto mesmo debaixo de uma máscara:

- Não tem explicação o que estou sentindo, eu digo que estou boba, é uma alegria, uma satisfação - completa Luciane.

Animado com o lançamento do seu primeiro livro, Cauã já planeja os próximos:

- Eu tenho a ideia de escrever mais dois livros, um sobre a cultura da terra e outro de fantasia, em parceira com um amigo norte-americano - afirma o menino.

Acadêmicos de enfermagem da UFN realizam ações no Hospital Casa de Saúde

A Timeline da Terra

  • Lançamento ocorre nesta quarta-feira, das 18h30min às 20h30min, na clínica Mundo Novo (Rua Honório Magno, 349)
  • Cada livro custa R$ 20 e pode ser adquirido na clínica. Em breve, ele estará disponível no formato e-book 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190