aniversário

VÍDEO: Instituto Olavo Bilac comemora 120 anos

Escola é a mais antiga de Santa Maria e possui museu com documentos, fotografias, medalhas e troféus que fizeram a história da escola

Fotos: Marcelo oliveira (Especial)

O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac completa 120 anos nesta segunda-feira, 20 de setembro. A instituição é a mais antiga de Santa Maria e, a partir dela, mais de 15 colégios levam nomes de professores bilaquianos, como a escola Professora Maria Rocha.


Inaugurada como escola distrital no começo do século 20, teve como primeiro diretor Cristiano da Nobrega Lins até 1906. O Bilac passou por diversos momentos da educação brasileira e gaúcha. Parte considerável desta história está guardada no museu da instituição. São fotografias, livros, peças antigas, uma maquete do prédio, troféus, medalhas, e muito mais.

- Sou muito feliz de ter feito esse acervo. Os alunos adoram vir ao museu. Todos se interessam e perguntam. É como se eles entrassem num túnel do tempo e vissem tudo como era antigamente - conta Jane Crivellaro Becker, idealizadora e responsável pelo museu.

CELEBRAÇÃO
Atualmente, o colégio Olavo Bilac conta com cerca de 1,3 mil alunos e 57 turmas que contemplam o Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (Eja) e o Magistério.

Conforme a diretora, Simone Marafiga Degrandi, 300 estudantes já retornaram às atividades presenciais. Mesmo assim, a proposta para celebrar o aniversário é de forma totalmente online:

- O intuito é despertar nos alunos o carinho pela escola. Começamos a decoração do prédio central e dos anexos. Iremos promover um quiz interativo, além de concursos de desenhos e de frases sobre a escola. A ideia é a comunidade participar conosco.

Ainda conforme a diretora, os professores estão trabalhando com os alunos em práticas deembelezamento dos jardins e canteiros do instituto:

- A maioria da comunidade escolar se envolve neste trabalho.

20 de setembro: artistas mantém a tradição sem abrir mão do estilo

A aluna do 1ª ano do Ensino Médio Maria Luiza Maciel, 15 anos, estuda no Bilac desde 2018, quando ingressou no 7º ano do Ensino Fundamental. Ela comenta a saudade que sentia de frequentar a escola, que retomou as aulas presenciais em 12 de maio.

- Tenho bastante carinho pelos colegas, professores e amigos que fiz aqui. Este aniversário é uma data especial. Temos muito a comemorar e agradecer por nossa escola. Nossa expectativa é que, logo, tudo volte ao normal - comenta Luiza.

O colega de Maria Luiza, João Victor Dorneles, 17 anos, chegou na escola Olavo Bilac neste ano. Para ele, o sentimento de coleguismo é um dos diferenciais do colégio.

- As parcerias e o sentimento de amizade são muito fortes desde que a gente conhece a escola - explica João Victor.

Por fim, a coordenadora do museu avalia os 120 anos da instituição:

- Atravessamos o século 20 e entramos no 21 enfrentando desafios e várias mudanças, mas sempre nos mantemos firmes. Nosso objetivo é visar o bem da educação, sem tirar o foco da manutenção de princípios éticos e morais. Por toda esta trajetória, o Olavo Bilac merece reverência e respeito - enaltece Jane.

Projeto SOS Olavo Bilac busca revitalização da escola

Criada em 2019, o Projeto SOS Olavo Bilac é formado por uma comissão de ex-alunos e professores. O grupo que visa fazer intervenções para que sejam melhoradas as condições do prédio, que tem mais de 70 anos. Desde então, já foram feitos dois reparos, um na cobertura entre o prédio principal e anexos, e a reforma da sala de arquivo histórico. O próximo passo é a revitalização do muro e o calçamento do pátio

- Quanto ao muro da escola, por ser um patrimônio tombado, aguardamos a liberação da prefeitura para começarmos a manutenção. Trabalhamos por esse imenso patrimônio histórico, cultural e arquitetônico - diz Ana Maria Molina, presidente do SOS Olavo Bilac.

O grupo arrecada fundos para as intervenções através de doações da comunidade e com a venda de camisetas alusivas aos 120 anos. Veja, ao lado, como ajudar.

COMO AJUDAR
O projeto aceita doações por meio de depósitos bancários. Você pode ajudar também ao comprar as camisetas comemorativas aos 120 anos da escola. Os pedidos das camisetas podem ser feitos pelo WhatsApp.

  • Onde - Banco do Brasil
  • Agência - 0126-0
  • Conta corrente - 90.0451-1
  • WhatsApp - (55)99900 - 0093 (que também é chave Pix)

 *Colaborou Gabriel Marques


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190