santa maria

VÍDEO + FOTOS: alunos da rede privada começam a voltar às aulas nesta semana

As férias acabaram para muitos alunos nesta segunda-feira

Thays Ceretta

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Segunda-feira para deixar a preguiça de lado

*ATUALIZADA ÀS 15H30MIN do dia 11 de fevereiro

Chegou a hora de voltar à rotina: dormir mais cedo, organizar o material e o uniforme antes, estudar e rever os amigos. As férias estão acabando para os estudantes da rede privada de Santa Maria. Muitos começaram a voltar para a escola na manhã de hoje. E, antes de entrar para a sala de aula, ansiedade, euforia, cara de sono e abraços apertados entre os colegas. Muitos pais decidiram acompanhar o retorno bem de perto.  


Os dois filhos da professora universitária Fernanda Londero Backes, 49 anos, estudam no Ensino Fundamental no Colégio Riachuelo, no bairro Camobi. Ela conta que é importante dar segurança para os meninos neste momento. A partir de agora, a rotina mais puxada e os hábitos voltarão ao normal.

_ Eu e meu marido viemos trazer eles para dar um apoio. É importante que eles saibam que podem contar com o núcleo familiar. Os dois já estão acostumados com o colégio, mas a gente faz questão de estar presente. Agora, eles voltam a ter mais disciplina, nas férias estava tudo liberado, era preciso descansar e relaxar _ comenta a mãe do Henrique, 11 anos e do Pedro, 13.


Dentro do ginásio ficava difícil conversar, afinal os jovens conversaram com os colegas para contar tudo o que aconteceu durante as férias.  

_ Fui dormir ansioso e feliz, é sempre assim. Ontem, dormi mais cedo, preparei o material, o uniforme e acordei mais cedo. É bom e triste voltas às aulas, mas é assim, esse é meu último ano no ensino fundamental, depois vou ter mais responsabilidade no ensino médio _ disse Pedro.

Se para alguns foi difícil acordar cedo, para o Lorenzo Calegari, 13 anos, desta vez foi mais tranquilo. O pai dele, Elonir Calegarim, 46 anos, conta que chamou o filho uma vez para levantar.  

_ Já deixamos tudo pronto antes. Ontem, ele dormiu cedo para acordar cedo. Geralmente é difícil tirar ele da cama, ainda mais que nas férias não tinha muito horário. Ano passado, eu lembro que chamei várias vezes para ele levantar _ relembra o pai.

Estudante da UFSM dá aula de ciência para crianças da Escola Sinos de Belém

Nesta segunda-feira, cerca de 700 alunos do Ensino Fundamental voltaram às aulas no Colégio Riachuelo. Amanhã é a vez de quem estuda no Ensino Médio.  

ESCOLA RECEBE OS ALUNOS COM MÚSICA

Na escola Medianeira, os cerca de 800 alunos entre a Educação Infantil até o 9º anos, voltaram para a sala de aula nesta segunda-feira. Antes de começar o primeiro dia do ano letivo eles foram recebidos com música no pátio. De um lado, pais contentes registrando este momento dos filhos, de outro as os jovens esbanjando sorriso e felicidade por voltar a estudar, rever os colegas e usar o material novo. A cena mais comum era dos alunos posando para as fotos. Foi o caso do Mateus que está indo para a escola pela primeira vez na vida. Hoje ele começa na pré-escola.

_ Parei para tirar uma foto dele, ele é um momento importante que precisa ficar registrado. Ele está bem feliz, eu que estou mais nervosa, foi uma correria, mas ontem nós arrumados a mochila, o uniforme e ele já dormiu cedo _ comentou Lucimara Gardin, 43 anos mãe do Mateus.


A pequena Maria Júlia Freo Bertoldo, 3 anos, está no maternal, ela desfilava com a sua mochila nova pelos corredores. Logo que enxergou a amiga Nicole Barros, 5 anos, as duas correram para um abraço. Além de rever os amigos a primeira semana é de adaptação para os estudantes.

_ Eu estava preparando ela em casa, explicando que vai ser uma professora nova, vão ter coleguinhas novos, tudo isso para ela chegar aqui e ter um bom retorno. A gente confia muito na escola, assim posso voltar tranquila para o trabalho_ ressalta Simone Freo, professora e mãe da Maria Júlia.

Pela energia das crianças era possível perceber que as férias foram super divertidas e que deixarão saudade, mas o período de volta às aulas é uma etapa de recomeço. Por isso, é possível que se levem alguns dias para retomar a dinâmica e ritmo em sala de aula. Pensando nessa fase de transição e readaptação à rotina escolar, é importante reintegrar-se gradativamente ao cotidiano que se tinha antes de entrar de férias.

Às vésperas de entrar em vigor, lei que proíbe fogos de artifício não tem definição sobre fiscalização

O orientador educacional Marcelo Flores, orienta aos pais para dialogar com os pequenos para que o retorno seja mais tranquilo.

_ É normal a gente avaliar as turmas e fazer algumas mudanças, isso é feito para melhorar o desenvolvimento de cada criança. É normal fazer essa mescla para dar mais qualidade ao professor e nas individualidades das crianças _ explica Marcelo.

Na rede pública (escolas municipais e estaduais) de Santa Maria, o ano letivo começa no dia 20 de fevereiro.

Imagens


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190