dia de festa

VÍDEO: Escola Maria Rocha comemora 80 anos de dedicação ao ensino

A instituição foi fundada em 1941, com a criação do curso ginasial junto à Escola Normal Olavo Bilac

Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

A Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha completa, nesta quinta-feira, 80 anos de criação. A instituição foi fundada em 1941, com a criação do curso ginasial junto à Escola Normal Olavo Bilac. Em 7 de outubro de 1977, o prédio do Ensino Médio foi inaugurado e, desde então, essa data passou a ser considerada como aniversário do colégio.

Diretora da escola desde 2018, Ivelise Mostardeiro Borges Pereira considera o Maria Rocha uma referência na comunidade escolar de Santa Maria, a partir das três modalidades de ensino que dispõe: Ensino Médio, Ensino Médio integrado (técnico em informática) e os cursos técnicos subsequentes de Informática, Contabilidade e Secretariado.

- A escola, por ter essas diferentes modalidades, forma bem jovens e adultos. Os alunos dos cursos técnicos já saem com uma formação que os deixam aptos a atuar no mercado de trabalho - diz Ivelise, que atua na escola há mais de 20 anos.

Conforme o professor que também leciona no Maria Rocha há mais de duas décadas, Claudio Luiz da Rosa, o bom relacionamento entre colegas, professores e funcionários contribuem para tornar a escola o que é:

- O que me marca, aqui, é a amizade. Quando nos afastamos da escola, sentimos falta. O ambiente de trabalho é ótimo, o que favorece outras atividades inerentes à educação.

Foto: Renan Mattos (Diário)

CELEBRAÇÕES
Para comemorar os 80 anos, todo o mês de outubro será repleto de atividades alusivas ao aniversário da escola. Até o momento, já foram realizadas as atividades de escolha da Garota e Garoto Maria Rocha, exposição de scrapbooks (álbum de recortes) e de fotos, histórias em quadrinhos e a revitalização do Espaço da Diversidade Religiosa.

Raissa Lopes Machado, 16 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, e Gabriel Bittencourt dos Santos, 18, do 3º ano do Ensino Médio Integrado, venceram a competição que escolheu a menina e menino que representam a escola. Conforme Santos, um dos critérios foi responder a pergunta sobre o que acha da escolha e qual a representatividade dela.

- Acredito que a minha participação nos assuntos escolares foi fator importante na seleção.

Raissa conta que sugerir mudanças no colégio também fez parte do processo de escolha.

A decoração e o cuidado com os canteiros e as áreas verdes da escola foram feitos por alunos da escola. Segundo a estudante do 1ª ano do Ensino Médio Integrado Anny Caroline da Silveira, 17 anos, a proposta foi feita pela professora de biologia Rossana Santana e aceita pelos colegas:

- Eu moro no interior. Então, aprendi com a minha família sobre como mexer com a terra. Foi legal participar do projeto, e os colegas ajudaram bastante - conta a aluna. (Colaborou Gabriel Marques)

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira

  • 9h - Vencedores dos concursos de desenho, slogan, poesias, microconto e memes
  • 16h - Apresentação do projeto de dança da escola
  • 19h - Apresentação do projeto de dança da escola
  • 20h - Apresentação da Orquestra Infanto Juvenil São Vicente Pallotti
  • "Parabéns para Você" tocado pelo aluno Luiz Eduardo Bairros dos Santos e distribuição de fatias do bolo de aniversário

13 de outubro

  • Exposição dos trabalhos dos concursos de desenho, slogan, poesias, microconto e memes no saguão da escola

19 de outubro

  • 10h - Exposição dos trabalhos de maquetes, no saguão da escola
  • 16h - Coquetel de lançamento do livro da Editora Cartonera

23 de outubro

  • 9h às 11h30min - Gincana online e postagens de relatos de ex-alunos sobre práticas de educação física

*Colaborou Gabriel Marques



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190