aulas online

VÍDEO: de forma remota, ano letivo da rede municipal começou na segunda-feira

A decisão vale para as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental das 80 escolas municipais

18.357
Foto: Foto: Anselmo Cunha (Diário)


Foto: Anselmo Cunha (Diário)

O ano letivo começou um tanto quanto diferente em 2021. Em vez da troca de abraços entre aluninhos e professores, o contato entre eles acontece apenas pela tela do computador ou celular. As brincadeiras são com distanciamento: cada coleguinha na sua casa. As conversas do recreio sobre novidades das férias também vão ter que ficar para outra hora. Nas escolas municipais, que retomaram as aulas nesta segunda-feira, os corredores e as salas de aula seguem vazios. Por enquanto, com o agravamento da pandemia, todas as turmas terão aulas remotas. A decisão vale para as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental das 80 escolas municipais.


- O trabalho remoto já acontece desde o ano passado e vem dando certo. Os professores criaram grupos de WhatsApp com as famílias e já estamos tendo retorno dos pais, com as crianças participando - conta a diretora do núcleo infantil da Escola CAIC, Rosecleia Dias (foto ao lado).

'A situação é a pior que já vivemos, e o momento não é para retorno presencial' diz secretária de Educação

O vazio da escola, que fica no Bairro Lorenzi, ainda causa estranhamento à diretora. Durante 2020, havia expectativa que o atual ano letivo pudesse ter aulas presenciais, o que não se concretizou. 

- É muito triste não ter aquele movimento, o barulho do dia a dia das crianças. Não recebemos mais aquele carinho, abraço, afago. E a gente também não pode oferecer isso a eles. Às vezes, encontramos os aluninhos pela rua e eles falam: "profe, que saudade de te dar um abraço!" - lembra a diretora. 


Foto: Anselmo Cunha (Diário)
A escola entrega brinquedos para que as crianças possam se divertir em casa. Todos os materiais são higienizados antes da entrega e quando retornam à instituição 

O núcleo infantil da CAIC tem 346 crianças matriculadas para este ano, com idade entre seis meses e 6 anos. São 26 professores que atendem os alunos, além de merendeiras e profissionais de serviços gerais.

Além das aulas pela internet, as instituições de ensino se organizam para fazer a distribuição de material impresso com atividades e brinquedos para as crianças, já que nem todas as famílias têm acesso à internet. Alimentos, que antes era destinados à merenda escolar, também serão entregues às famílias. 

Na noite de domingo, o Tribunal de Justiça do Estado decidiu suspender atividades presenciais de educação enquanto o Estado estiver em bandeira preta. A decisão foi divulgada na noite de domingo, por volta das 23h30min. O governo do Estado entrou com recurso sobre a decisão. Escolas particulares que esperavam retomar aulas presenciais precisam voltar ao ensino remoto. Em relação ao ensino municipal, não há nenhuma previsão sobre volta presencial, mesmo que os decretos estaduais permitam. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190