extensão

VÍDEO: comunidade pode votar em demandas para novos projetos da UFSM

Prazo para votação dos projetos vai até 10 de dezembro

18.305


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
(Da esq. p/ dir.) O pró-reitor de Extensão, Flavi Lisboa Filho, o vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga e o pró-reitor adjunto de Extensão, Rudiney Pereira, compuseram a mesa do evento

A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou, hoje, a segunda edição de 2019 do Fórum Regional Permanente de Extensão em Santa Maria, no Auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia (CT). O evento foi aberto ao público e teve o intuito de ouvir as demandas da comunidade regional, além de fortalecer o vínculo da UFSM nas cidades que abrigam os campi da instituição. 

VÍDEO: projeto escolar ensina espanhol, matemática e reciclagem de materiais

Segundo o vice-reitor da instituição, Luciano Schuch, o Fórum Regional Permanente é o instrumento para ouvir as necessidades sociais da população de forma a auxiliar na criação de novos projetos e programas de extensão, que são ações práticas da universidade desenvolvidas na comunidade. Schuch diz que os projetos são financiados com recurso próprio da UFSM e não há um limite de projetos a serem aprovados, pois tudo depende de quanto em verba a instituição terá e de quanto cada programa solicitar.

O pró-reitor adjunto de Extensão, professor Rudiney Soares Pereira, conta que neste ano são destinados 1,2 milhão para os projetos e programas de extensão que atendem a comunidade. O professor diz que a ideia é ter um montante igual ou maior para o próximo ano. Atualmente, a UFSM desenvolve mais de 1,3 mil projetos, programas e ações de extensão, e está presente em 147 cidades gaúchas, além de ações em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo.


DEMANDAS
Pereira avalia que o debate na tarde de hoje é muito benéfico e produtivo para o processo de escolha das demandas, mas lembra que o prazo para votação vai até 10 de dezembro. Todos os assuntos colocados para escolha estão no site da UFSM. As linhas temáticas foram dividas eixos que englobam assuntos como Direitos Humanos e Justiça, Saúde, Meio Ambiente, Trabalho, Cultura e Tecnologia e Produção. 

Em 2019, a PRE iniciou um projeto piloto para facilitar a participação das comunidades no apontamento das demandas, distribuindo cópias impressas e adaptadas às escolas de Santa Maria. A expectativa é que até o dia 20 de dezembro todos os dados coletados sejam processados e disponibilizados à comunidade acadêmica e externa.

UFSM abre concurso com quatro vagas para professor

Na segunda edição do Fórum, além do vice-reitor e do pró-reitor adjunto de Extensão, também participaram da mesa o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, e a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190