solidariedade

VÍDEO: computadores e celulares são entregues a alunos da rede municipal

Projeto de curso da Universidade Franciscana doou 30 equipamentos na tarde desta quinta

18.409

Fotos: Pedro Piegas (Diário)

Na tarde desta quinta-feira, a vida escolar de estudantes de oito escolas municipais mudou para melhor. Foram entregues no Campus I da Universidade Franciscana (UFN) 30 equipamentos eletrônicos, entre computadores, smartphones e notebooks. A 'Campanha de Arrecadação de Computadores' é proposta pelos cursos de Ciências da Computação, Jogos Digitais e Sistemas de Informação.


Maritê Moro, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria (NTEM), comemorou o sucesso desta etapa da campanha:

- Estamos desde o ano passado junto com a UFN e vamos entregar 30 equipamentos para oito escolas. E eles não vão beneficiar somente um aluno, as escolas escolheram famílias em que dois ou três irmãos vão poder utilizar. Mas a campanha continua, temos vários alunos que ainda não conseguiram interagir com as aulas remotas, estão recebendo o material impresso, mas não têm essa interatividade com os professores.

100 meses da tragédia da boate Kiss
Ato em frente à boate Kiss marca os 100 meses da tragédia em Santa Maria
'Grande responsabilidade, e um dos maiores júris do país', afirma novo juiz do Caso Kiss

A secretária de Educação do município, Lúcia Madruga, esteve presente na entrega e comentou sobre o apoio de outras instituições para o avanço da educação em Santa Maria.

- Nós conseguimos ir superando algumas deficiências, que todo mundo sabe que existem. Mas quando temos esse tipo de parceria de instituições que se somam nesta proposta de chegar ao estudante, na casa dele, a gente tem esperança de que vamos conseguir dar conta de todo o processo. É uma responsabilidade maior do poder público, mas essa soma de esforços merece ser destacada - comentou.

MELHORIA


Editais para pintura de murais na Estrada do Perau são lançados em ato simbólico

Entre os contemplados estava Gabriel Cardoso da Silva (foto acima), 12 anos, do 7° ano da Escola Perpétuo Socorro. Ele tinha um grande motivo para estar ansioso esperando o sorteio dos números que iria determinar o equipamento que ele ia receber.

- Como estou concorrendo a aluno monitor, preciso fazer aulas especiais que não tem como fazer no celular. Então, vai me ajudar bastante. Esse tipo de ajuda é muito importante porque muitas pessoas não tem essa condição. E eu estou muito grato por isso - festejou o jovem.

Segundo Lívia Campos, vice-diretora da EMEF Rejane Garcia Gervini, três alunos de séries iniciais, que estão em alfabetização, foram escolhidos para receber os equipamentos.

- É muito importante para os nossos alunos, porque muitos não têm acesso a aulas remotas. Por que muito não tem internet ou os aparelhos não têm capacidade para rodar os aplicativos. Então, é uma felicidade muito grande poder participar desse projeto.

Santa Maria recebe 9 mil doses de AstraZeneca para continuar campanha de vacinação

O projeto tem a coordenação dos professores Alessandro Mainardi (Ciência da Computação) e Ricardo da Silva (Sistemas de Informação). Segundo o professor Alessandro Mainardi, os produtos foram doados por pessoas anônimas e os estudantes das graduações da UFN se encarregaram da limpeza, restauração e formatação de todos equipamentos, a fim de deixá-los em perfeito estado de uso.

A iniciativa tem a parceria, além da UFN, do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria (Ntem) da prefeitura e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Santa Maria.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190