retorno presencial

VÍDEO: alunos dos anos finais da rede estadual retornam às aulas

Apesar da autorização para o retorno presencial, poucos alunos voltaram nesta quinta-feira

Foto: Foto: Fabiano Marques (especial)

Foto: Fabiano Marques (especial)

O retorno às aulas da rede estadual tem sido com movimento baixo de alunos em Santa Maria. Na segunda e quarta-feira, voltaram os anos iniciais do Ensino Fundamental, nesta quinta, foi a vez dos anos finais. 

Rodrigo Favarin, técnico de enfermagem, 43 anos, foi acompanhar os filhos de 14 e 9 anos no retorno presencial de aula dos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Paulo Lauda. As recomendações foram dadas em casa para que a volta seja com segurança.


- Eles estavam ansiosos para voltar. Eles estão bem conscientes nessa parte de proteção, para não criar junção A expectativa é boa porque uma hora precisa voltar tudo ao normal - diz.

Dos 750 estudantes da escola, cerca de 55 alunos optaram pelo retorno presencial que começou na segunda-feira. Nesta quinta, foi a vez dos estudantes do 6º ao 9º ano. De acordo com a diretora da escola, Mariana Correa Soares, 36 anos, a adesão ao retorno presencial está sendo baixo. Muitas famílias devem manter a opção pelo ensino remoto:

- O retorno presencial está sendo gradativo. Encaminhamos um formulário online para os responsáveis responderem sobre o retorno. Se for necessário, vai haver um rodízio entre os alunos. Mesmo assim, acreditamos que não vai haver muito retorno ao presencial, tanto que estamos preparados para dar a mesma aula, ao vivo, para quem optou por estar em casa.

Escola Caic Luizinho de Grandi recebe 10 eletrônicos do projeto da prefeitura

Nas salas de aula, também foi preciso uma série de adaptações. Além de distanciamento social, com menos classes por sala, e uso de máscara, os professores passaram a dar aula presencial e online ao mesmo tempo. 

ESPERANÇA
Na Escola Rômulo Zanchi, muitas salas também ficaram vazias. Dos 348 alunos do colégio, apenas 21 crianças do Ensino Fundamental inicial e final voltaram até agora, situação que já era prevista pela instituição. Para a diretora Jane Zorzi, esse momento já é de esperança, ainda que a volta seja aos poucos.

- Tivemos uma presença um pouquinho maior dentro do que estávamos esperando. Sabemos que a maioria optou pelo ensino remoto. É emocionante receber os alunos depois de mais de um ano afastados presencialmente. Ainda que sejam apenas seis ou oito, vê-los na escola já é uma alegria - comenta a diretora.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190