rede municipal

VÍDEO: alunos da escola Aracy Barreto Sacchis participam de Web Rádio

Com a atividade, os estudantes aprendem sobre diferentes temas e, exercitam leitura e oralidade

Foto: Fabiano Marques (Especial)
Aulas acontecem pela plataforma Google Meet, onde são escolhida as temáticas e funções de cada aluno

Ouvir rádio é um hábito comum, quase todo mundo tem um aparelho em casa. Mas quem está do outro lado, falando tudo que você escuta, envolve toda uma produção. E foi aí que a rádio virou tema de aula e passou a ser rotina dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis. Desde o segundo semestre de 2020, a rádio web Aracy no Ar tem produções dos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

VÍDEO: carreata comemora aniversário de escola no Bairro Nova Santa Marta

No total, já foram seis programas produzidos que abordaram temáticas especiais como o aniversário da escola, o Dia da Criança e uma homenagem aos professores. Foi da professora Nathana Fernandes, 29 anos, a ideia de começar com o projeto que, anteriormente, havia realizado enquanto era professora no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. A iniciativa também é realizada junto de outras turmas dos anos iniciais da escola. Segundo ela, a pandemia e as aulas remotas têm dificultado alguns avanços na leitura, oralidade e dicção dos alunos. Nesse sentido, a rádio ajuda a desenvolver estas áreas.

- Eles trabalham a leitura enquanto elaboram os roteiros e a fala no momento da locução. Alunos que antes eram mais tímidos, estão querendo gravar e participar de todos os processos - conta a educadora.


O próximo roteiro já está em produção e será sobre os povos indígenas. Os próprios alunos fazem todas as sugestões e já estão pautando a culinária indígena, músicas e o passo-a-passo de como fazer tintas. João Victor Cheffer da Costa, 8 anos, aluno do terceiro ano, é uma das crianças que mais participou dos programas desde 2020. Sempre que o programa vai ao ar, a família se reúne para escutar.

- A gente leva informação para as pessoas que escutam a rádio, o que é muito importante, as curiosidades que aprendemos - diz o estudante

As aluninhas do pré B também demonstram desenvoltura na locução e seleção dos temas da rádio. Layane Ligendolff Soares, 5 anos, em produções anteriores, escreveu uma história sobre a importância do uso da máscara e do distanciamento social durante a pandemia da Covid-19.

Layane e o irmão Mikael Soares, 8 anos e aluno do terceiro ano, vão fazer um informe sobre a importância da vacinação da gripe para crianças de 6 meses a 6 anos de idade. Maria Eduarda Campagnol da Silveira já gravou a parte dela e, mesmo aos 5 anos, ela já entende a importância do trabalho:

- Eu me emocionei comigo mesma, como eu pude me emocionar comigo mesma? Eu nem acreditei que estava numa rádio. Até chorei de felicidade de tanta emoção.

Foto: Arquivo Pessoal
Maria Eduarda é uma das mais participativas quando o assunto é rádio

OUTRAS TURMAS
De acordo com Nathana, a rádio também recebe a participação de alunos de outras turmas para que os alunos sejam a voz da escola e se aproximem da comunidade.

- Queremos que a rádio seja efetiva dentro da escola quando retornarmos. Para ser ouvida no início da aula, no recreio. Para que as crianças tenham vez e voz dentro da escola - conclui 

Shoppings e mercados abrem no feriado deste sábado em Santa Maria

OUÇA ARACY NO AR
Os vídeos são postados no canal da professora Fernandes no YouTube. Para ter acesso a todos os programas já produzidos, acesse o canal no YouTube


*Colaborou Gabriel Marques


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190