no planetário

Turma da Medicina da UFSM se forma em cerimônia ao ar livre

Cada dupla de formandos se apresentou para a solenidade por 15 minutos entre 9h e 13h desta quarta-feira

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)
Estrutura para a formatura adaptada foi montada no largo em frente ao Planetário, no campus de Camobi

Formar duplas e se apresentar aos professores. O que é comum em trabalhos de estudantes da escola até a faculdade também ditou o modo como  a 101ª Turma da Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se formou nesta quarta-feira. A cerimônia precisou ser adaptada por causa da pandemia do coronavírus. De dois em dois, os aspirantes a médicos fizeram o juramento e receberam o canudo de formados.

Depois de 8 anos, obra da Central de UTIs é entregue ao Husm

Entre 9h e 13h, os ainda estudantes chegavam de carro no estacionamento em frente ao Planetário. Cada um podia convidar de três a quatro familiares. Dois novos médicos por vez iam até a entrada do prédio semi-esférico, onde de fato acontecia a solenidade.

Foto: Renan Mattos (Diário)
O cumprimento, e até mesmo o abraço, dos formandos às autoridades da formatura foram trocados pelo "soquinho"

O coordenador do curso de Medicina, Arnaldo Teixeira Rodrigues, falou em seu discurso que todos gostariam de fazer a cerimônia de outra forma, mas que o momento devia ser aproveitado depois de uma longa caminhada. A fala precisou ser repetida 18 vezes até que todas as duplas - que somaram 36 formandos - ouvissem as palavras.

Bancos abrem de manhã na véspera do Natal

Dara Ramires Lemes, 24 anos, saiu de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, em 2015 e concluiu a graduação neste ano. Para ela, a conclusão do curso seria um marco de qualquer forma, mas pôde ser ainda mais especial com a adaptação do formato.

- Se formar desse jeito não muda muito o que a gente vem sentindo. A gente se prepara seis anos, mas nunca estamos preparados para esse momento. Mas só de o pessoal da UFSM se mobilizar para tentar fazer algo e possibilitar a presença de familiares já torna esse momento mais que especial para nós - comenta.

Husm fez mais de 3 mil procedimentos contra o câncer de pele neste ano

Foto: Renan Mattos (Diário)
O abraço de Abner Vieira Rodrigues, 24 anos, sintetizou a alegria pela conclusão do curso

Conforme o pró-reitor de graduação, Jerônimo Tybusch, todos os cursos podem solicitar que sua cerimônia de formatura de gabinete seja feita dessa forma junto a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A modalidade de formatura ao ar livre foi definida pela Instrução Normativa 05 de 2020, a mesma que regulamenta as cerimônias por webconferência.

- A única diferença é que são agendamentos sequenciais, com distanciamento e protocolos de biossegurança, em frente ao Planetário. Cada agendamento tem 15 minutos. Essas formaturas são de responsabilidade das coordenações de curso, e a Prograd presta apoio logístico - explica o pró-reitor.

Esta foi a primeira cerimônia de gabinete ao ar livre feita pela UFSM em adaptação à pandemia. Por enquanto, ainda não foram feitas solicitações por outros cursos.

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190