online

Seduc lança plataformas de leitura para alunos e professores estaduais

Elefante Letrado e Árvore ficarão disponíveis para alunos da rede estadual de ensino

18.398

Em uma live na tarde desta terça-feira, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) anunciou o lançamento de duas plataformas de leitura para alunos e professores de escolas do Estado. Uma delas é a Elefante Letrado, voltada a estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já a segunda se chama Árvore e é destinada para aqueles que estão nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A ação tem investimento de R$ 32,5 milhões.

Conforme o secretário de Educação, Faisal Karam, a iniciativa busca oportunizar que alunos e professores tenham acesso a uma melhor qualidade no ensino por meio de plataformas. Já o governador Eduardo Leite reforçou a importância da educação para transformar a realidade e na disseminação de boas práticas sanitárias e de saúde. 

Em entrevista à TV Diário, secretária de Educação fala sobre projeto de aulas para televisão

Ambas plataformas garantem o acesso a milhares de livros, além de fornecer relatórios de desempenho dos estudantes aos professores. Na Elefante Letrado, os educadores têm acesso a áudios das leituras dos pequenos. Já a Árvore pode ser acessada mesmo por aqueles sem acesso à internet.

ELEFANTE LETRADO
Elefante Letrado é uma plataforma digital de leitura para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que disponibiliza um acervo literário e oferece estratégias que criam e desenvolvem o hábito de leitura nas crianças, impactando positivamente o seu desenvolvimento. Além disso, a ferramenta disponibiliza relatórios que fornecem dados sobre o aprendizado, auxiliando professores e gestores a promover a leitura e compreensão leitora. São 560 livros em português, 174 autores de 22 diferentes tipos de gêneros textuais e mais de 400 obras em Inglês. 

'Descubra em Rede' fará mais de 200 lives para apresentar UFSM a novos alunos

ÁRVORE
A plataforma Árvore disponibiliza mais de 36 mil livros de forma gamificada, que oferece para crianças e jovens uma forma ainda mais divertida para desenvolver habilidades e repertório de leitura. Além disso, a ferramenta oferece recursos de apoio ao educador para ajudar nas intervenções com os alunos. 

Dentro do mesmo projeto, está a Árvore Atualidades. A cada semana, são publicados seis novos conteúdos de atualidades contemplando temas como Brasil, ciência e tecnologia, comportamento e muito mais para professores das mais diversas disciplinas trabalharem. O conteúdo é acompanhado de sequências didáticas alinhadas à BNCC, que permitem aos alunos refletir a respeito dos textos e desenvolver o senso crítico. 

*Com informações da Secretaria Estadual de Educação


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190