tempo indeterminado

São Pedro do Sul suspende aulas presenciais a partir de segunda-feira

Decisão é motivada pela falta de médicos nas ESFs do município e agravamento da pandemia

18.355

O município de São Pedro do Sul decidiu suspender o retorno das aulas presenciais por tempo indeterminado. A rede municipal começaria a receber os estudantes na segunda-feira e as escolas estaduais haviam retomado as atividades de forma gradual durante a última semana. A decisão, conforme o secretário de Saúde, Bruno Pinheiro, foi motivada pela falta de médicos nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e o agravamento de casos de coronavírus na região. A suspensão foi confirmada em reunião do Centro de Operações em Emergência (COE) na última quinta-feira.

Conforme a prefeitura, os médicos que atendiam nas ESFs estão atendendo em regime de escala no Centro Covid. Atualmente, conforme Pinheiro, é impossível aumentar a disponibilidade de atendimento.

Novo aponta problema no retorno às aulas para mais de 60 municípios

- A princípio, em junho, terá formatura na UFN e poderemos ter essas vagas preenchidas e ampliar a Rede de Atendimento. Hoje, é impossível aumentar a demanda de atendimento, nossa preocupação sempre será com a preservação da vida - afirmou o secretário.

Um novo decreto municipal deve ser publicado ainda nesta sexta-feira com as novas regras, que se aplicam também às duas instituições estaduais que funcionam em São Pedro do Sul.

As aulas continuam de forma remota, através de aulas online ou via entrega de materiais impressos aos estudantes. Apenas a Escola de Educação Infantil Brincando Comigo, que é particular, vai manter o atendimento presencial. Conforme a prefeitura, isso é possível por conta do número reduzido de alunos e as medidas de prevenção e protocolos de saúde adotados na instituição.

CPI da Covid pauta e muda a relação entre Câmara de Vereadores e prefeitura de Santa Maria

Uma nova reunião foi marcada para o dia 28 de maio para reavaliar a situação.

FALTA DE MÉDICOS

O município encara o problema de falta de médicos há pelo menos três meses. O Diário mostrou a situação em abril, quando o município estava com somente quatro médicos, que precisam dividir as ações entre o Centro Covid e outras cinco unidades de Atenção Básica.

PREFEITA INTERNADA

A prefeita de São Pedro do Sul, Ziania Bolzan (PTB), está internada no Hospital de Caridade Alcides Brum, em Santa Maria, devido à Covid-19. Conforme boletim da prefeitura, Ziania responde ao tratamento de forma satisfatória e deve retornar ao município em breve. Atualmente, quem responde pela administração municipal é o vice-prefeito, Vernei Delcul (MDB).






fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190