capacitação para o futuro

Rede municipal de ensino de Santa Maria irá participar de capacitação da IBM

Empresa de informática criou iniciativa para capacitar alunos e professores em áreas da tecnologia como computação em nuvem e inteligência artifical

Gustavo Martinez

Foto: Renan Mattos (Diário) 

A prefeitura de Santa Maria assina, nesta quarta, um termo de cooperação com a IBM, empresa internacional do ramo de tecnologia, para a capacitação de alunos e professores de Ensino Fundamental da rede pública municipal. Iniciativa faz parte de um projeto global da IBM para formar 30 milhões de profissionais no setor de tecnologia até 2030. A assinatura ocorrerá a partir das 16h, durante a 7ª Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino, com transmissão via internet.

A rede municipal de ensino de Santa Maria é uma das contempladas entre os 170 parceiros acadêmicos nos 30 países em que a iniciativa ocorrerá. Na cidade, o projeto iniciará - de forma experimental - atendendo três escolas, dez professores e 75 alunos. Após a implementação da etapa piloto, deverá ser expandido para dez novas escolas a cada semestre, com, em media, 30 alunos e cinco professores adicionais por instituição.

Neste primeiro momento as escolas contempladas serão:

  • EMEF Luizinho de Grandi/CAIC;
  • EMEF Francisca Weimann;
  • EMEF Irmão Quintino

Web série sobre descarte correto de lixo é gravada em Santa Maria

Em Santa Maria será aplicado o programa IBM SkillsBuild, que capacitará os participantes nas temáticas de computação em nuvem, inteligência artificial e outras "tecnologias que ganham cada vez mais destaque no mercado e na sociedade".  A secretaria espera que cerca de mil alunos, de 8º e 9º ano, além de 200 professores serão capacitados por ano. No total, a rede municipal possui 47 escolas de ensino fundamental.

A capacitação é gratuita, tem a duração de um semestre, e será feita de forma remota, por meio de plataforma de ensino própria da IBM, e ministrada por representantes da empresa. 

O projeto ainda não tem data para começar. Segundo a Secretaria, a IBM irá oficializar o cronograma operacional durante a live de lançamento nesta quarta. O contrato com a prefeitura terá a duração de um ano, sendo renovado anualmente. O plano é que os professores que concluírem a capacitação também atuem como facilitadores com as turmas seguintes.

Anna Júlia e o pioneirismo: conheça a menina que joga futebol com meninos do Novo Horizonte

7ª Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino

As Paradas são uma série de eventos realizados ao longo do ano. A iniciativa consiste de um dia onde os professores e servidores da rede municipal voltam as suas atividades para a formação profissional e humana. O objetivo é aperfeiçoar os processos técnicos e capacitar os profissionais em aspectos diversos da atuação profissional.

A sétima edição de 2021 é voltada para professores, merendeiros, auxiliares de serviços gerais, agentes administrativos e estagiários. Para professores, a Parada terá dois itinerários. O Itinerário I, de formação profissional, e o Itinerário II, composto por diversos ateliês temáticos.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190