2021

Rede estadual começa período de rematrículas nesta segunda-feira

Prazo para fazer a matrícula vai até 20 de janeiro

18.398
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

O período de rematrículas da rede estadual para 2021 começou nesta segunda-feira. A rematrícula é automática para quem fez atividades propostas em 2020.

Professores dão dicas para o último mês de estudos antes das provas do Enem

Os alunos que não participaram de atividades em 2020 (impressas ou pelo Google Classrrom) estão no grupo chamado "Busca Ativa". Nestes casos, a rematrícula deverá ser feita presencialmente, na unidade de ensino. Conforme o Estado, as escolas vão seguir os protocolos sanitários vigentes. O prazo para realizar a rematrícula vai até 20 de janeiro de 2021.

O estudante com menos de 18 anos que estiver em Busca Ativa deverá ter sua rematrícula confirmada presencialmente na escola pelo responsável. Estudantes maiores de 18 anos que estiverem em Busca Ativa deverão entrar no processo de pré-matrícula ou solicitar transferência no período indicado.

DOCUMENTOS PARA REMATRÍCULA

  • certidão de nascimento ou documento de identidade do estudante
  • CPF do estudante e responsável
  • documento de identidade do responsável
  • comprovante de residência (conta de luz ou declaração de moradia fornecida por órgão oficial)

Verão começa nesta segunda com previsão de pouca chuva

PRÉ-MATRÍCULA
Está em andamento também o prazo para a solicitação de pré-matrícula, pelo site da Seduc. Para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2021. Devem fazer a pré-matrícula pessoas que estejam ingressando no 1º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio. A pré-matrícula deverá ser realizada até 3 de janeiro de 2021.

No momento da solicitação de pré-matrícula, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se tem algum irmão matriculado na instituição de ensino pleiteada.

Na pandemia, preparação para o Enem exige maior esforço dos candidatos

O resultado da pré-matrícula será enviado por e-mail e também estará disponível no site da Seduc. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida.

TRANSFERÊNCIA
A solicitação de transferência é destinada a estudantes que desejam mudar de escola, sejam eles da rede estadual ou de outras redes, como a privada e a municipal, e estejam ingressando do 2º ao 9º anos do Ensino Fundamental ou no 2º ou 3º anos do Ensino Médio.

A prioridade é por proximidade da residência do estudante com a instituição de ensino, combinada com o critério da menor idade. A menos quando o aluno tiver irmãos na escola pretendida. A solicitação de transferência deverá ser realizada de 18 a 31 de janeiro de 2021.

No momento da solicitação de transferência, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se tem algum irmão matriculado na instituição de ensino pleiteada. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190