em viagem

Projeto itinerante leva livros a 53 escolas de Santa Maria

No total, cerca de 5 mil crianças serão beneficiadas até o final deste ano

18.398

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Mesmo que a pandemia tenha dificultado o acesso dos alunos à Feira do Livro de Santa Maria, uma iniciativa da secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com as escolas, têm levado a literatura para todos os cantos da cidade. O projeto Livros em Viagem presenteou 53 escolas centrais, das periferias e rurais de Ensino Fundamental municipais com 20 ecobags. Nas sacolas, cada instituição enviará obras da própria biblioteca para os estudantes. 

Professoras da UFSM participam de pesquisa sobre alfabetização remota

No total, cerca de 5 mil crianças serão beneficiadas até o final deste ano, já que a intenção é que o projeto se estenda por todo o período letivo afetado pela pandemia. Uma das escolas parceiras do projeto é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, localizada no distrito de Palma, interior de Santa Maria. Com 153 alunos, a instituição rural já enviou a primeira remessa de livros para os primeiros 15 estudantes. Conforme a diretora, Deina Farenzena, as obras são levadas para os estudantes pelos motoristas responsáveis pelo transporte escolar. Depois, quando retornam, os livros ficam de quarentena por uma semana. Só depois disso é que são encaminhados para outras crianças.

- Ler é importante, as crianças precisam ler. Ler melhora o léxico, o vocabulário, o conhecimento. Muitas das nossas crianças não têm acesso a uma internet de qualidade. Antes, eles tinham acesso aos livros e eles podiam escolher, levavam para casa. Então, levar a leitura em um momento como o de agora, em que as crianças não têm acesso à nossa biblioteca escolar, faz muito bem - conta Deina.

Como a autorização de manter aulas remotas até o ano que vem pode impactar Santa Maria

Ainda de acordo com a diretora, todos os livros enviados são novos, recebidos há poucos meses, e inéditos para os alunos. Junto com a sacola, as professoras encaminham um bilhete, orientando o manuseio e o cuidado das obras, além de uma cartinha da Feira do Livro.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190