boteco da tai

Professora grava videoaulas de História em bar de Santa Maria

Projeto foi lançado nesta quinta-feira e terá produções semanais

18.305

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Descomplicar a linguagem de sala de aula e dar um clima de descontração para o conteúdo. Foi com isso em mente que a professora de História Tainá Severo Valenzuela, 35 anos, criou o projeto História no Boteco da Tai, lançado nesta quinta-feira na internet. Ela diz que a ideia de videoaulas partiu dos próprios alunos, que sugeriam as gravações há muito tempo.  

Veja mais no vídeo:


A partir do momento que decidiu encarar o desafio, Tainá planejou uma estrutura visual diferente e as videoaulas são gravadas em um bar, por isso o "boteco" no nome.

- Eu nunca me imaginei youtuber (pessoa que produz vídeos para o Youtube), mas depois de muitos alunos pedirem e eu ganhar um pouco mais de coragem, pensei: 'já que vou fazer, tem que ser em um cenário legal, que me permita dar um ar descontraído'. Daí eu pensei em um boteco. Mas assim mesmo, um boteco. Pela pluralidade do espaço e para ficar mais popular, para ter proximidade com qualquer pessoa - conta Tainá.

A professora diz que a ideia é manter uma periodicidade semanal dos episódios, que são liberados em três plataformas digitais todas as quintas-feiras, às 18h. As aulas, que tem no máximo 15 minutos, podem ser assistidas no Youtube, Facebook e Instagram. O tema do primeiro episódio, que foi ao ar na quinta, é uma introdução à divisão clássica dos períodos da História: pré-história, idades Antiga, Média, Moderna e Contemporânea.

Arquivista do Departamento de Arquivo Geral da UFSM conta sua trajetória na profissão

PARCERIAS
Para tirar o projeto do papel, Tainá conta com parcerias, que trabalham voluntariamente. Os primeiros quatro episódios foram gravados no Café Cristal, com produção de Buena Onda - Consultoria Criativa, Flor de Luz, Anaí Oliveira e Antecipei - Assessoria de Eventos. 

- Eu agradeço muito a todos eles, por que não tenho como pagar nada, e eles se prontificaram em ajudar. Desde o acessório de cabelo, a iluminação, a direção de foto e dos episódios, o espaço, o making of... tudo foi na parceria mesmo - diz.

Os vídeos são editados pela Tainá, em casa, no notebook. Nesta etapa do serviço, a educadora também tem auxílio, mas mais como um apoio moral: a companhia de Kate Middleton - a cadela de estimação dela, não a duquesa de Cambridge.

Segundo a professora, a amiga de quatro patas deve aparecer em alguns episódios. Além de Kate, Tainá pretende ter convidados em algumas videoaulas, para dar mais dinamicidade. 

AS PLATAFORMAS
Para assistir as videoaulas :


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190