paleontologia

Parceria entre Unipampa e Harvard pesquisará extinção a partir fósseis encontrados no RS

Duas vagas de doutorado estão disponíveis para as atividades propostas no projeto

Foto: Ronaldo Estevam

O Laboratório de Paleobiologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com o Museu de Zoologia Comparada de Harvard, irá investigar o registro biológico e geológico da grande extinção do período Permiano (252 milhões de anos atrás) presente em rochas do Pampa gaúcho. Em especial, os fósseis do Rio Grande do Sul documentam as etapas iniciais da recuperação biológica após a extinção em massa. O estudo dos delicados ecossistemas que floresceram - dando origem às faunas e floras atuais - pode fornecer importantes pistas sobre o gerenciamento de ecossistemas em crise, mostrando como as interações ecológicas evoluem após eventos catastróficos e ajudando a evitar extinções secundárias.

O projeto, financiado pelo Lemann Brazil Research Fund, é coordenado por Felipe Pinheiro (Unipampa) e por Stephanie Pierce (Harvard), com a colaboração de Tiago Simões (Harvard). A iniciativa irá receber dois pesquisadores a nível de pós-doutorado no Laboratório de Paleobiologia da Unipampa (Campus São Gabriel), além de financiar prospecções a campo em busca de novos fósseis e amplas ações de divulgação das novas pesquisas.

Imposto Solidário deve destinar R$ 2,1 milhões a fundos municipais de Santa Maria

O projeto vai possibilitar a oferta de duas vagas de doutorado. Entre os critérios gerais para participar do processo seletivo estão: ter doutorado em zoologia, biologia evolutiva, ecologia, paleontologia ou áreas correlatas; fluência em inglês (especialmente em leitura e escrita); um histórico forte de publicações científicas e apresentações em conferências internacionais; e capacidade de trabalhar de forma independente e como parte de uma equipe maior, bem como qualificações específicas de cada projeto.

Para se candidatar, os interessados devem enviar os seguintes documentos, em inglês, para o e-mail [email protected]:

  • Carta de apresentação descrevendo seus interesses e adequação para o cargo (recomendado 1 página)
  • Curriculum vitae com uma lista completa de publicações
  • Três exemplos de artigos publicados (em PDF)
  • Nomes e informações de contato de três referências acadêmicas

As inscrições serão analisadas a partir de 1º de agosto de 2021 e continuarão aceitas até a vaga ser preenchida. Para os contemplados com a vaga, será pago um valor mensal de 1.100 dólares ou R$ 6.246 no primeiro ano.

Mais informações podem ser encontradas em:


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190