paleontologia

Paleontólogos da UFSM publicam estudo sobre espécie encontrada em Faxinal do Soturno

Pesquisa foi publicada no periódico britânico Historical Biology

18.398
Foto: Foto: Cappa (Divulgação)

Pesquisadores do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa) da Universidade Federal de Santa Maria publicaram mais um estudo em um periódico internacional. Nesta semana, um estudo que teve apoio de três paleontólogos do Cappa figurou no periódico britânico Historical Biology.

O estudo foi liderado por Agustín Martinelli com apoio dos paleontólogos Leonardo Kerber, Rodrigo Temp Muller e Átila Augusto Stock da Rosa. A pesquisa analisa um registro de dicinodonte, encontrado em Faxinal do Soturno

MEC desiste de retomar aulas presenciais nas universidades

Os dicinodontes foram animais que pertenceram à linhagem dos sinápsidos, que também deu origem aos mamíferos. As espécies variavam em tamanho, dos que viviam em tocas até o mesmo porte de um elefante. Eles eram quadrúpedes e herbívoros. A principal característica física dos dicinodontes era um par de presas, mas, em alguns animais, era substituído por um par de projeções ósseas.

Na Quarta Colônia, o grupo era representado até então, pelo gênero Dinodontosaurus, registrado em grande número no Dona Francisca. Entretanto, no novo estudo, é apresentado um registro composto por algumas vértebras coletadas em Faxinal do Soturno, na Linha Guarda Mor.

Multas poderão ser pagas com até 40% de desconto pelo celular

As vértebras lembram a do dicidonotonte Jachaleria, o qual é registrado no município de Candelária e também na Argentina. Este dicinodonte é bastante adotado em pesquisas que estudam a idade de rochas. Conforme o Cappa, a descoberta das vértebras não só aumenta o conhecimento a respeito da fauna fóssil de Faxinal do Soturno, como também ajuda a melhorar a compreensão a respeito da idade das rochas da região.

*Com informações do Cappa/UFSM


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190