santa maria

Nove instituições de ensino estão autorizadas a retomar atividades

Para retomada, mesmo que em pequenos grupos, é necessário que plano de prevenção seja aprovado

Carmen Staggemeier Xavier e Natália Müller Poll
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)


Foto: Renan Mattos (Diário)

A partir desta quarta-feira, nove instituições de ensino estão autorizadas pela prefeitura de Santa Maria a retomar atividades presenciais. O parecer favorável veio após o encaminhamento de um Plano de Contingenciamento do Coronavírus, conforme prevê o Decreto Municipal 91/2020. Dessas nove, pelo menos três voltam aos encontros presenciais hoje: Universidade Franciscana (UFN), Doctor Pré-Vestibular e Instituto Embelleze. 

No Doctor Pré-Vestibular, o professor Itamar Barcellos garante que todas as orientações dadas pelo Estado e município, serão cumpridas com rigor.

- Nós preenchemos todos os protocolos de higiene necessários para evitar o contágio como o uso do álcool gel, tapetes sanitizantes e limpeza das salas com produto hospitalar. A máscara é obrigatória, assim como o distanciamento entre cada aluno - explica.

Vacinação contra a gripe para toda a população começa na quinta-feira

O professor Escobar Nogueira lembra, ainda, que os alunos terão orientações diárias sobre esses cuidados:

- Temos cartazes explicativos, demarcações no chão e material virtual para que nenhum aluno esqueça de como se cuidar. Além disso, nós estamos orientando que eles tragam uma pantufa ou outro calçado, para que não entrem nas salas com o mesmo calçado que andaram nas ruas.

Outra instituição que volta a operar no sistema presencial hoje é o Instituto Embelleze. Mas, segundo a coordenadora pedagógica, Andréia Rodrigues Monte, somente devem voltar os alunos dos cursos que estão em fase de finalização.

- Esse momento é delicado, e todos as medidas exigidas serão aplicadas com o máximo de cuidado. Somente no final de julho teremos turmas novas - destaca a coordenadora.

Na Universidade Franciscana (UFN), serão retomadas atividades práticas e estágios direcionados a alunos que estão concluindo cursos neste ano. Conforme a assessoria de comunicação da universidade, em torno de 260 alunos - o que corresponde a menos de 5% da comunidade acadêmica - devem retornar, gradualmente, a partir de hoje. As atividades envolvem laboratórios, hospitais e organizações com as quais mantém parceria.

A Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas) retorna nesta sexta-feira, com atividades vinculadas ao Núcleo de Práticas Jurídicas. Neste primeiro momento, quatro monitores vão se revezar no espaço.

EXPECTATIVA
Segundo o diretor da Escola Marista Santa Marta, Irmão José Bittencourt, mesmo com o plano aprovado, não há previsão de retomada das aulas presenciais.

- Vamos aguardar. Quando as demais escolas retomarem suas atividades presenciais, nós também retomaremos. Quando for seguro para todos, podemos falar em volta às aulas - avalia.

Salário de junho dos servidores estaduais começam a ser pagos em 13 de julho

O diretor do Senac Santa Maria, Adriano Domingues Santolin, ressalta que a unidade está adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários. Porém, ainda não há uma data certa para o retorno presencial das atividades.

- Vamos priorizar os cursos que estão em fase de conclusão e que necessitam de aulas práticas, como informática e moda. Estamos acompanhando a curva dos casos para decidir sobre o retorno - explica.

Para retomar atividades, instituições precisam ter plano aprovado pelo COE-E

O Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) foi criado com base no Decreto Municipal 91/2020, no Decreto Estadual 55.292/2020 e na Portaria Conjunta SES/Seduc 01/2020. Ele é obrigatório para viabilizar a reabertura das instituições de ensino enquadradas na Etapa 2 da retomada gradual das atividades pelo Sistema de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, esse retorno começa a partir de hoje, uma vez que o município está com a bandeira laranja.

A partir de quarta, chuva dá trégua, mas frio se intensifica e pode chegar a 0ºC

Essa etapa permite a retomada de algumas atividades de Ensino Superior e pós-graduação, como estágio curricular obrigatório e práticas de ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios. Também está autorizada a volta de aulas em cursos de ensino técnico subsequente e os cursos livres (como preparatórios e de idiomas).

Para retomar as atividades presenciais, os estabelecimentos educacionais precisam elaborar o seu COE-Local e encaminhar, para aprovação, ao COE-E. Segundo a secretária de Educação, Lúcia Madruga, existe, em Santa Maria, mais de uma centena de instituições que precisarão criar os planos para retornar às atividades.

Com o COE-Local, as instituições vão criar planos de contingência para prevenção, monitoramento e controle do coronavírus. O plano deverá ser encaminhado ao COE-E até 15 dias antes da retomada das atividades presenciais, devendo ser analisado e aprovado em até três dias úteis.

QUEM TEVE O PLANO APROVADO

  • Instituto Embelleze
  • Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
  • Cebratec Santa Maria
  • Doctor Pré-Vestibular
  • Escola Marista de Ensino Fundamental Santa Marta
  • Totem Vestibulares
  • Universidade Franciscana (UFN)
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
  • Faculdade Palotina (Fapas), Núcleo de Práticas Jurídicas


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190